Comentários sobre: SÍNDROME MENTAL E VIDA A DOIS https://virusdaarte.net/sindrome-mental-e-vida-a-dois/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=sindrome-mental-e-vida-a-dois Site brasileiro especializado em arte e cultura Fri, 30 Mar 2018 22:50:59 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/sindrome-mental-e-vida-a-dois/#comment-69700 Fri, 30 Mar 2018 22:50:59 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34867#comment-69700 Em resposta a Livia.

Lívia

Sinto-me plenamente gratificada neste meu trabalho que tem por finalidade levar um pouco de luz para todos nós com Transtornos Mentais, tanto ao levar textos informativos como ao receber relatos tão tocantes como o seu. Tais depoimentos passam credibilidade a este espaço, pois aqui as pessoas desnudam a própria alma, totalmente desprovidas de tabus e de julgamentos. A confiança de todos vocês muito me orgulha, pois mostra que o nosso trabalho é muito sério. Mais gratificada fico quando vejo a interação entre os que aqui chegam. Esta troca de informação é mágica, pois nos faz sentir que não nos encontramos sós. Um espaço sem interatividade não possui função alguma, não passando de uma mera vitrine de faz de conta.

Amiguinha, a função de um blogueiro (ou blogueira) consciente é trabalhar para que haja interação entre os visitantes de seu espaço, não devendo apenas ele(a) demonstrar seu ponto de vista, mas incentivar ações recíprocas para tornar o grupo ainda mais rico e diversificado. E cabe exatamente ao dono do texto a responsabilidade de dirigir-se àqueles que ali deixaram, carinhosamente, um comentário. Muitos não fazem ideia do quanto esse tipo de carinho é importante (tanto deixar um comentário quanto vê-lo respondido). Os que comentam estão dizendo: “Eu me importo com você, por isso estou aqui!”. O que responde diz: “Obrigado(a) por seu carinho, pois você, ao me dedicar um pouquinho do seu tempo, tornou-me feliz, apesar de todos os meus contratempos!”.

Gostaria de dizer, minha querida amiga, que o espaço dedicado aos Transtornos Mentais é feito, sobretudo, por todos vocês que aqui chegam e participam. Sem a presença dos que aqui vêm (a cada dia chegam mais e mais visitantes, daí a demora, muitas vezes nas respostas) este cantinho não teria sentido. Eu sou apenas a coordenadora deste grupo fantástico.

Aproveito também para demonstrar a minha gratidão a todos os que me permitem postar seus textos (retirados dos comentários), comentam e interagem. Muito obrigada!

Abraços,

Lu

]]>
Por: Livia https://virusdaarte.net/sindrome-mental-e-vida-a-dois/#comment-69675 Fri, 30 Mar 2018 02:39:47 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34867#comment-69675 Em resposta a LuDiasBH.

Querida Lu,

Já lhe disse, mas estou toda boba em ter meu texto aqui. Eu me abri muito quando expus os sentimentos e pensamentos que se passam dentro de mim, principalmente no que envolve os transtornos mentais e a vida afetiva. Ver relatos de pessoas que têm seus parceiros como um grande companheiro de vida, e ver que esses relacionamentos não são definidos pelos transtornos mentais, foi como voltar a respirar após muito tempo embaixo d’água.

Eu mal posso descrever e agradecer o suficiente pelo seu espaço. Primeiro, por esse seu trabalho lindo de criar um blog tão diversificado, que tem seriedade nos assuntos e uma correspondente sempre ávida por ajudar. Segundo, por ter tanto carinho conosco ao responder cada uma das mensagens de maneira tão cordial e cuidadosa. Observe que eu estou te imitando respondendo a cada uma das mensagens aqui do meu texto, espero que você não se incomode, só quero demonstrar o mesmo cuidado, como você sempre teve por cada um de nós. E para finalizar, você ainda nos incentiva em diversas áreas de nossa vida, seja compartilhando os nossos textos (e eu estou me sentindo super importante, rs), seja nos procurando fora do blog e demonstrando sua preocupação. E graças a sua maneira de agir, nos sentimos à vontade e motivados, inclusive, a falar uns com os outros, mostrando apoio nas publicações do próximo, criando uma rede de amparo psicológico indescritível. Você, realmente, usa os meios digitais para o bem e faz toda a diferença. Isso é tão raro! O seu cuidado é de espantar… mas de admiração!

Um beijo enorme contendo toda a minha gratidão,

Lívia

]]>
Por: Livia https://virusdaarte.net/sindrome-mental-e-vida-a-dois/#comment-69671 Fri, 30 Mar 2018 02:13:03 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34867#comment-69671 Em resposta a Fernando.

Caro Fernando,

Eu não conhecia sobre personalidade esquizóide. Fui procurar a respeito. Bem, durante os primeiros anos do meu “isolamento afetivo”, eu realmente me sentia bem dessa forma. Não sentia necessidade de um parceiro de vida, nem de nenhum tipo de intimidade. E eu penso da seguinte forma: se é dessa forma que você se sente bem, não há nada de errado com isso. O que começou a me incomodar foi quando eu comecei a perceber que eu achava que não merecia alguém na minha vida. Ou melhor, que uma pessoa ao meu lado só teria sofrimento. E aí eu fui acreditando nesse fato ano após ano, e isso começou a me fazer muito mal. Não digo que sou infeliz sozinha. Eu me sinto bem com minha companhia (e das minhas duas cadelinhas). Pode até ser que eu fique sozinha a vida toda (farei 36 anos no sábado). O que eu quero tentar mudar é esse pensamento que criei que não sou merecedora de alguém, que só causaria sofrimento por causa da minha luta contra a depressão e a ansiedade. Pois eu acabo me diminuindo.

Agradeço muito pelo seu comentário. E sim, como nos fortalecem essa divisão de pensamento e sentimentos. E da mesma forma, do fundo do coração, te desejo o que há de melhor nesse mundo!

Um abraço carinhoso,

Lívia

]]>
Por: Livia https://virusdaarte.net/sindrome-mental-e-vida-a-dois/#comment-69670 Fri, 30 Mar 2018 02:04:18 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34867#comment-69670 Em resposta a Rene.

Querido Rene,

Nem sei como responder a esse seu depoimento tão cheio de orientações positivas para mim. Obrigada por me ensinar a técnica da respiração, vou usar com certeza! Obrigada por suas palavras sobre acreditar em mim. Como faz diferença a gente ler isso, ver que alguém está depositando confiança na sua força! E sim, tenho tentado ter menos crenças negativas a respeito de relacionamentos, estou tentando trabalhar em mim que sou merecedora, sim, de alguém bom, pois sou um ser humano do bem e um transtorno mental não pode me limitar. É um trabalho árduo e longo, mas eu venho tentando melhorar isso, até mesmo estou fazendo terapia, que foi algo que não fiz em nenhuma das duas crises anteriores.

A questão da aceitação que você comentou também tem feito muito diferença pra mim. E isso aprendi com nossa tão amada Lu… Aceitar esse momento, aceitar que é uma fase e acreditar que podemos sair dessa ainda mais fortes. E isso tem me feito bem! Não tenho como agradecer pelas pessoas tão maravilhosas que este blog da Lu colocou em meu caminho. Toda a minha gratidão e admiração pela alma tão nobre de todos vocês.

Um beijo grande,

Lívia

]]>
Por: Livia https://virusdaarte.net/sindrome-mental-e-vida-a-dois/#comment-69669 Fri, 30 Mar 2018 01:57:59 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34867#comment-69669 Em resposta a Moacyr Praxedes.

Olá, Moacyr,

Obrigada pelo seu comentário. Esse assunto é muito delicado e importante pra mim. Ler a opinião e o incentivo dos demais, ainda mais do sexo oposto, me ajuda demais nessa caminhada conflituosa que criei dentro de mim, entre o transtorno psicológico e a vida amorosa. E sim, Stephen Hawking foi inspirador em palavras e em ações. Você está certíssimo, ótima lembrança.

Um beijo e um abraço carinhoso,

Lívia

]]>