Subías – O CANTOR CEGO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor, desenhista e gravurista espanhol Ramón Baueu y Subías (1746 –1793), irmão mais novo dos pintores Francisco Bayeu e Manuel Bayeu, era cunhado de Francisco de Goya, com quem colaborou em muitas comissões. Recebeu seu treinamento em pintura e desenho com seu irmão Francisco, pessoa com a qual mantinha fortes laços de amizade e trabalho, sendo seu assistente e colaborador. Em Madri ele ganhou uma bolsa de estudos que o levou à Itália.

A composição intitulada O Cantor Cego é uma obra do artista – a presença de um músico cego pedinte numa pintura era muito comum na arte europeia – que apresenta dois personagens masculinos e um cão, ao ar livre, trabalhando em conjunto para obter algum ganho material. Este trabalho tem como objetivo destacar a pobreza dos personagens e sua humildade, ainda que as cores presentes apontem para a harmonia e a elegância, mostrando o cantor cego mais como um poeta.

O cego está sentado no topo de uma elevação revalda. Ele se encontra vestido com uma roupa de um forte azul, segundo costumes da época, tendo por cima uma capa marrom. No seu colo descansa um instrumento musical típico daqueles tempos. Traz ainda uma bolsa de pano pendurada no ombro e um cajado encostado no seu corpo. O jovem guia responsável por guiar o cego, apresenta-se muito mal vestido. Ele se encontra mais abaixo, brincando com um cãozinho que dança sobre as patas traseiras, enquanto ele toca suas castanholas.

Ficha técnica
Ano: 1786
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 93 x 145 cm          
Localização: Museu Nacional do Prado, Madri, Espanha

 Fontes de Pesquisa:
Rococó/ Editora Taschen
http://dbe.rah.es/biografias/8196/ramon-bayeu-y-subias
https://www.wga.hu/html_m/b/bayeu/ramon/blindsin.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *