Comentários sobre: TERRA: É ALI QUE VIVEMOS… https://virusdaarte.net/terra-e-ali-que-vivemos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=terra-e-ali-que-vivemos Site brasileiro especializado em arte e cultura Sat, 28 Jul 2018 12:54:34 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/terra-e-ali-que-vivemos/#comment-68146 Thu, 01 Feb 2018 14:01:49 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34530#comment-68146 Em resposta a Celina Telma Hohmann.

Miss Celi

Este texto de Carl E. Sagan realmente nos toca no fundo na alma. É belíssimo! Sendo impossível manter-se impassível diante do mesmo. Também fiquei extremamente tocada. E emocionada fiquei com seu comentário, pois, como sempre, deixa presente sua profunda sensibilidade.

Abraços,

Lu

Beijos,

Lu

]]>
Por: Celina Telma Hohmann https://virusdaarte.net/terra-e-ali-que-vivemos/#comment-68133 Wed, 31 Jan 2018 16:10:20 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34530#comment-68133 Ah,Lu!
Há tanta riqueza no texto de Carl E. Sagan que o silêncio -verbal ou o não comentar por escrito- foi a sacudida que fez-me, qual o defunto, cobrir-me em flores e permanecer estática. Considere-se, que uma pincelada num comentário me faria ficar ainda mais na interrogação do que faço, também,para contribuir? Nada! Por motivos tão banais e por vezes tão profundos, furto-me a levar o tapa na cara, admitindo, minha arrogância ainda é forte! Mas lendo o texto, apreciando cada frase, voltei a atenção para mim própria e aí, amiga,o que percebi é que sou a personificação da fuga frente ao que assusta pela beleza. Sou a personificação do que contempla, sempre e sempre a distância entre o que devo valorizar e não só contemplar.

Confesso, sem vergonha alguma, fiquei sem ação. Veio aquela vontade de dizer tudo, desmanchar-me em comentários que ficam contidos e esperam, desesperadamente, que eu os liberte. Não consegui! Houve o bloqueio, o backout, a dormência que acompanha quadros que nem sempre conseguimos explicar ou controlar.

Carl E.Sagan deu ao século XX o que via não como estudo ou sua necessidade, mas nos mostrava, sob o ponto de vista dele, que qualquer direção que tomássemos frente ao infinito,nos deixaria sem respostas, ou as tendo como verdades, ainda assim, seríamos presas da nossa ignorância. Uma citação dele que julgo esplêndida: “O que é mais assustador? A ideia de extraterrestres em mundos estranhos ou a ideia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?”Instigador!

Não sei se estamos sozinhos, mas vejo nas estrelas as irmãs que permanecem sempre nos apontando a direção. Nosso “pálido ponto azul” explorado, servindo como cenário para guerras raciais, sendo o tapete para corridas malucas onde o homem tropeça em seus próprios passos e sendo o braço que tenta nos alentar, o deslocamos para um profundo posto de menos valia! Mas é a Terra, o Aqui em que Vivemos! E vivendo, fazemos os estragos!

Beijão, amiga! Amei o texto.

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/terra-e-ali-que-vivemos/#comment-67911 Mon, 22 Jan 2018 23:27:04 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34530#comment-67911 Em resposta a Paulo Valença.

Paulo

Apesar da arrogância humana, nós não somos nadica de nada. O artigo é um tapa em nossa cara. Todos nós precisamos trabalhar mais a nossa humildade e o cuidado com o planeta Terra.

Agradeço a sua presença,

Lu

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/terra-e-ali-que-vivemos/#comment-67908 Mon, 22 Jan 2018 23:15:11 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34530#comment-67908 Em resposta a Geraldo Magela Cordeiro.

Magela

Também vi o vídeo que é realmente uma maravilha. Optei pelo texto porque, ao possibilitar uma leitura mais lenta, leva a uma compreensão mais elaborada. Seu professor tinha toda a razão, já nos anos 50. Penso eu que, se tivéssemos maior conhecimento sobre o Universo, seríamos bem mais compassivos e tolerantes, certos de que nada somos nessa imensidão do “nada”.

Abraços,

Lu

]]>
Por: Geraldo Magela Cordeiro https://virusdaarte.net/terra-e-ali-que-vivemos/#comment-67901 Mon, 22 Jan 2018 20:32:12 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34530#comment-67901 Lu
O vídeo apresentado foi uma verdadeira maravilha! A Terra é um ponto minúsculo e infinitesimal na imensidão do universo! Seremos os únicos seres vivos e inteligentes nesta imensidão do espaço? Meu professor de Física, uma matéria importantíssima, mas desprezada nas escolas brasileiras, falava nos anos 50 que “o universo é infinito mas limitado dentro de uma bolha. Esta teoria está sendo confirmada agora no século 21 por cientistas famosos!

A resposta da natureza aos crimes cometidos contra ela são patentes no momento atual como o ressurgimento da malária em nosso país devido ao desastre ecológico em Mariana, com a morte dos peixes e sapos no rio Doce, permitindo a proliferação dos mosquitos transmissores da doença.

]]>