TESTE – HISTÓRIA DA ARTE (MÓDULO II)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

  1. (Aula 12) Atenas era a mais conhecida e importante cidade grega em relação à arte, sendo responsável pelos primeiros passos de uma técnica que viria a fazer toda a diferença na história da arte: …………… (desenho ou pintura que reproduz seus motivos em escala menor, segundo as normas da perspectiva).

    1. sfumato
    2. escorço
    3. chiaroscuro
    4. têmpera

  2. (Aula 12) Ao compararmos os artistas gregos com os egípcios, afirmamos que:

    1. Os egípcios tomavam o conhecimento que tinham como incompleto.
    2. Os egípcios não seguiam as normas preestabelecidas.
    3. Os gregos acrescentavam ao que aprendiam suas próprias experiências.
    4. Os gregos deixavam claro que a criatividade tinha seus limites.

  3. (Aula 13) A fim de que arte grega garantisse seu ideal de beleza, os gregos criaram um Cânone sobre as proporções entre as partes do corpo humano, o que exerceu influência sobre a futura geração de escultores, ao assegurar que se obtinha a perfeição da forma através de relações numéricas precisas, tomando como base as figuras geométricas simples. Uma dessas regras mais conhecidas rezava que a altura do corpo humano deveria corresponder a…..

    1. sete vezes a altura da cabeça.
    2. cinco vezes a altura da cabeça.
    3. oito vezes a altura da cabeça.
    4. seis vezes a altura da cabeça.

  4. (13/link) ……….. é tida como uma das mais belas obras da escultura helenística, sendo vista como “o ícone prototípico da agonia humana” na arte ocidental, uma vez que, ao contrário dos martírios apresentados na arte cristã, esse não possui redenção ou qualquer outra forma de recompensa.

    1. O Lançador de Discos
    2.  Vênus de Milo
    3. A Pietá de Michelangelo
    4. Laocoonte e seus Filhos

  5. (Aula 14) O Império Romano foi erguido sobre as ruínas dos reinos helênicos (ou helenísticos). A civilização helenística foi, portanto, a soma da união de diversas sociedades com a predominância da grega, persa e egípcia. Sua arte escultórica era dotada de fortes emoções ou movimentos bruscos, efeitos que os artistas helenísticos conseguiam obter através….

    1. do uso do uso de cores vibrantes em excesso.
    2. de poses retorcidas ou de aprimorados drapeados.
    3. do uso do Cânone criado pelo escultor Policleto.
    4. de poses eretas copiadas dos artistas egípcios.

  6. (Aula 14) A maior parte dos artistas que exerciam sua profissão em Roma era grega, mas, quando Roma passou a ser a mandachuva do mundo, as coisas mudaram no que diz respeito à arte. Os artistas foram obrigados a adequar-se às imposições de seus mandantes, pois lhes foram destinadas tarefas diferentes das que executavam. O campo da …………… foi aquele que teve maiores realizações.

    1. engenharia civil
    2. arquitetura
    3. arte pictórica
    4. arte estatuária

  7. (Aula 15) Os romanos eram um povo de caráter prático que possuía uma maneira peculiar de narrar os feitos de seus heróis. Contavam a história de suas campanhas militares e apregoavam suas vitórias numa espécie de crônica ilustrada, como mostra …………., o que contribuiu para alterar a tendência da arte, levando a expressão dramática a sobrepor-se à harmonia e à beleza.

    1. os Arcos Triunfais
    2. o Panteão
    3. a Coluna de Trajano
    4. o Palácio Augustano

  8. (Aula 15) Os artistas romanos aprenderam muito com a arquitetura ……….. e fizeram uso de tudo que lhes interessava, o mesmo aconteceu nos demais campos da arte.

    1. egípcia
    2. persa
    3. mesopotâmica
    4. grega

  9. (Aula 16) No que diz respeito ao início da arte cristã, apenas uma das alternativas abaixo é falsa:

    1. Suas obras mais primitivas jamais representam Jesus Cristo em pessoa.
    2. Seus artistas conheciam os métodos da pintura helenística achada em Pompeia.
    3. Aos pintores cristãos interessava representar a figura humana com precisão.
    4. O objetivo de sua pintura era didático, servindo aos interesses da Igreja.

  10. (Aula 16) Em relação à pintura “Três Homens na Fornalha Ardente”, obra primitiva da arte cristã, não está correto dizer que:

    1. Refere-se à história bíblica de Daniel.
    2. A cena cristã pintada objetivava agradar o pintor.
    3. A figura dos três homens é extremamente tosca.
    4. O pintor se preocupou em dar clareza à obra.

  11. (Aula 17) Inicialmente as obras de arte dos cristãos eram portáteis ou ocultadas dos censores nas …………….. (galerias escavadas no subsolo, onde os primeiros cristãos eram sepultados, ali também se realizavam rituais fúnebres e muitas vezes serviram de esconderijo secreto dos cristãos).

    1. catacumbas
    2. zigurates
    3. pirâmides
    4. grutas

  12. (Aula 17) A arte cristã no Ocidente apareceu antes que o cristianismo viesse a tornar-se oficial. As paredes das galerias escavadas continham imagens simples que diziam respeito a uma simbologia própria dos cristãos. As obras mais ousadas da arte cristã em seus primeiros tempos eram inspiradas em modelos clássicos, a exemplo de ………….., obra inspirada em estátuas clássicas do deus Mercúrio.

    1. O Bom Cristão
    2. A Fornalha Ardente
    3. Caminhos da Salvação
    4. O Bom Pastor

  13. (Aula 18) Todas as afirmativas sobre os templos cristãos, após o cristianismo tornar-se a religião oficial do Império Romano estão corretas, exceto:
    1. Os templos que já possuíam eram  pequenos e simples para serem usados.
    2. Os templos pagãos eram diminutos, abrigavam apenas a estátua de um deus.
    3. Eram necessários espaços grandes, mesmo os adeptos sendo poucos.
    4. Os grandes salões tornaram-se conhecidos pelo nome de “basílica”.

  14. (Aula 18/link) No Brasil só os iniciados sabem o que é …………., o tipo iconográfico mais propagado e um dos mais significativos para a fé cristã, aquele que apresenta Jesus Cristo como Mestre Soberano de todas as coisas.

    1. O Bom Pastor
    2. O Cristo Pantocrator
    3. O Mestre dos Mestres
    4. O Cristo Primitivo

  15. (Aula 19) A arte bizantina (oriunda de Bizâncio) foi célebre na produção de ……… que reproduziam composições sacras.

    1. mosaicos
    2. vitrais
    3. afrescos
    4. têmperas

  16. (Aula 19/link) A cor azul já ocupou um dos piores lugares na paleta de cores, retroagindo ao primeiro século após o nascimento de Cristo, época em que nenhuma pessoa importante usaria um manto azul. A partir de 1200 d.C., essa cor tomou seu lugar de majestade ao ser usada nas vestes ………….

    1. de Jesus Cristo.
    2. da família real.
    3. da aristocracia.
    4. da Virgem Maria.

  17. (Aula 20) Os artífices do Oriente precisavam encontrar uma saída para expandir sua criatividade. Se não podiam representar figuras humanas, teriam que trabalhar com padrões e formas. Foi exatamente o que fizeram, criando magníficos ………… rendilhados nos mais variados padrões decorativos.

    1. mosaicos
    2. tapetes
    3. arabescos
    4. vitrais

  18. (Aula 20/link) Todas as afirmações sobre a “arte degenerada”, assim chamada por Hitler, estão corretas, exceto:

    1. Durante a II Guerra Mundial Hitler roubou as obras de arte de vários países.
    2. A “Lança de Longino”, usada para perfurar S. Pedro, também foi afanada.
    3. O ditador alemão nutria grande aversão pela arte moderna.
    4. Após sete décadas 1400 obras foram encontradas num sujo apartamento.

  19. (Aula 21) Todas as afirmações sobre a arte chinesa estão corretas, exceto:

    1. Os chineses eram exímios na técnica de fundir o ouro, criando vasos que remetem ao primeiro milênio antes de Cristo.
    2. Presume-se que alguns mestres chineses criam que a arte era um meio de lembrar ao povo os exemplos de virtude que existiam em eras passadas.
    3. As pinturas dos artistas chineses eram feitas em rolos de seda que eram guardados com o maior zelo em recipientes especiais e valiosos.
    4. Era comum aos artistas chineses o fato de escreverem alguns versos junto à composição no mesmo rolo de seda.

  20. (Aula 21/link) Os Guerreiros de Terracota — enterrados em valas entre três trincheiras — tinham a missão de “proteger” …………… de Quin Shi Huangdi.

    1. a vida terrena do imperador
    2. os ancestrais do imperador
    3. os soldados do imperador
    4. o reino subterrâneo imperial

Gabarito (Módulo II)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *