TESTE – HISTÓRIA DA ARTE (MÓDULO V)

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

(Clique na imagem para ampliá-la.)

  1. (Aula 40) As descobertas feitas pelos artistas da Itália e de Flandres (região hoje localizada na Bélgica) no início do século………. acabou por revolucionar a Europa.

    1. XV
    2. XVI
    3. XVII
    4. XVIII

  2. (Aula 40) São afirmativas corretas acerca dos artistas e artesãos da época, menos:

    1. Passaram a organizar-se em corporações que zelavam pelos direitos de seus membros, garantindo-lhes um mercado para seus produtos.
    2. Qualquer um podia fazer parte da chamada corporação de ofício, ainda que não fosse um mestre.
    3. Somente os mestres tinham o direito de montar sua própria oficina, empregar aprendizes e receber encomendas.
    4. Possuíam também as guildas que não tinham relevância econômica, mas apenas um caráter religioso, beneficente ou de lazer.

  3.  (Aula 41) A cidade de………………(Itália) foi a grande responsável pelo início da revolução na arte. Masaccio, Brunelleschi e Donatello deixaram um maravilhoso legado do qual fez uso a geração que se seguiu.

    1. Milão
    2. Veneza
    3. Florença
    4. Roma

  4. (Aula 41) Sobre o aprendiz de um mestre não é correto afirmar que:

    1. A família do interessado pleiteava a colocação do filho como aprendiz na casa de um dos mestres da cidade.
    2. Quanto mais rica fosse a família, mais renomado seria o mestre escolhido, passando o filho a morar com ele.
    3. Dentre as tarefas a serem executadas na oficina estavam: triturar o material para a obtenção das cores e ajudar na execução de painéis de madeira ou telas.
    4. À medida que o aprendiz ia sendo capaz de imitar o modo de pintar de seu mestre, passava a receber remuneração pelos serviços feitos.

  5. (Aula 41 A) A pintura intitulada………………….., obra do alemão Konrad Witz, tem sido descrita como a primeira paisagem topográfica na pintura do norte europeu.

    1. A Pesca Milagrosa
    2. O Encontro com os Apóstolos
    3. Os Apóstolos e os Peixes
    4. Cristo e o Milagre da Pesca

  6. (Aula 42) O pintor italiano……………… fez uso dos novos métodos criados por Masaccio, ao expor em suas obras as ideias tradicionais da arte cristã.

    1. Rafael Sanzio
    2. Leonardo da Vinci
    3. Michelangelo
    4. Fra Angelico

  7. (Aula 42) As descobertas feitas por…………….. (escultor) e por………….. (pintor) no campo das artes expandiram-se, chegando até outros pintores de cidades ao norte e ao sul de Florença, deixando os artistas ávidos por implementá-las.

    1. Paolo Uccello e Andrea Mantegna
    2. Donatello e Masaccio
    3. Fra Angelico e Leonardo da Vinci
    4. Rafael e Michelangelo

  8. (Aula 42 A) O arquiteto italiano……………… foi responsável por uma descoberta que viria a dominar toda a arte dos séculos seguintes — a perspectiva. O pintor………… criou uma das primeiras obras de acordo com essas regras matemáticas. O pintor……………… aplicou os métodos usados por Masaccio em suas obras.

    1. Leonardo da Vinci, Masaccio, Fra Angelico
    2. Filippo Brunelleschi, Uccello, Fra Angelico
    3. Filippo Brunelleschi, Masaccio, Fra Angelico
    4. Filippo Brunelleschi, Masaccio, Mantegna

  9. (Aula 42 A) A composição de Fra Angelico intitulada “A Anunciação” apresenta duas cenas. O que chama a atenção na segunda cena é o fato de os dois personagens (Adão e Eva) encontrarem-se…………..

    1. usando roupas
    2. totalmente nus
    3. num lugar triste
    4. muito pequeno

  10. (Aula 42 B) O pintor florentino…………….. era tão fascinado pela descoberta da perspectiva que passava dias e noites desenhando objetos em escorço (redução de uma figura segundo as regras de perspectiva).

    1. Mantegna
    2. Masaccio
    3. Fra Angelico
    4. Paolo Uccello

  11. (Aula 42 B) Na obra de Paolo Uccello conhecida como “A Batalha de San Romano”, há uma figura que nunca fora pintada assim antes. Tratava-se de uma inovação na história da arte à época. A figura em questão é:

    1. o comandante em seu cavalo branco
    2. o guerreiro tombado no chão
    3. o escudeiro com o capacete do mestre
    4. o guerreiro no cavalo preto à direita

  12. (Aula 42 C) A introdução das leis da perspectiva na pintura não funcionou igualmente para todos os artistas, a exemplo de……………….. que fez uso dos novos métodos, mas também trabalhando com o melhor dos dois mundos — o antigo e o presente, como em sua obra “O Cortejo dos Reis Magos”.

    1. Andrea Mantegna
    2. Paolo Uccello
    3. Benozzo Gozzoli
    4. Fra Angelico

  13. (Aula 42 D) A famosa obra de Andrea Mantegna intitulada………………, tornou-se famosa pela precisão anatômica das figuras, pela inclusão de detalhes importantes e pelo virtuosismo da perspectiva.

    1. Cristo Morto
    2. Descida da Cruz
    3. O Calvário de Cristo
    4. No Horto das Oliveiras

  14. (Aula 43 D) Esta foi a primeira vez na arte pictórica em que Cristo foi apresentado com ……………… para o observador, como mostrou Mantegna na obra citada acima.

    1. o corpo deitado de frente
    2. os pés virados  
    3. todas as feridas à vista
    4. a cabeça virada

  15. (Aula 43) As alternativas abaixo sobre as descobertas feitas por Donatello e Masaccio e a visão dos artistas estão corretas, excetuando uma delas:

    1. Os artistas mostravam-se ávidos por implementar em seus trabalhos as novas descobertas feitas na arte.
    2. Apesar de maravilhados com tais inovações, estavam cientes de que essas também haviam gerado problemas a serem contornados.
    3. A descoberta da perspectiva e o estudo da natureza eram capazes de resolver todas as suas dificuldades.
    4. Estavam cônscios de que cada descoberta numa direção, ocasionava uma dificuldade em outra, o que exigia mais estudos por parte deles.  

  16. (Aula 43) Dentre os artistas italianos da segunda metade do século XV que buscaram saídas para os problemas apresentados na arte pictórica, estava o pintor Sandro Botticelli conhecido mundialmente por suas obras, especialmente por “O Nascimento de Vênus” e “Primavera”.

    1. Paolo Uccello
    2. Fra Angelico
    3. Andrea Mantegna
    4. Sandro Botticelli

  17. (Aula 43 A) A composição intitulada “O Nascimento de Vênus” retrata a chegada de Vênus, nascida…………………. à terra.

    1. da espuma do mar
    2. dos raios do sol
    3. do sopro do vento
    4. do perfume das flores

  18. (Aula 43 A) “O Nascimento de Vênus” foi uma pintura revolucionária para o seu tempo, por ser a primeira obra de grande porte renascentista a tratar……………

    1. de um tema laico e sacro
    2. de um tema laico e mitológico
    3. Vênus como uma divindade religiosa
    4. a natureza com grande respeito

  19. (Aula 43 B) Alguns críticos de arte dão outros sentidos à pintura “Primavera”, mas a grande maioria afirma que se trata de um grupo de figuras mitológicas num jardim, festejando…………

    1. a despedida da primavera
    2. o encontro com Vênus
    3. a fecundação de Clóris
    4. a chegada da primavera

  20. (Aula 43 B) As Três Graças, presentes na pintura “Primavera”, apresentam-se sempre dançando e uma delas é retratada em todas as pinturas……….

    1. olhando para Vênus
    2. de frente para Zéfiro
    3. de costas para o observador
    4. com vestes diáfanas

  21. (Aula 44) São afirmações corretas sobre a xilogravura, exceto:

    1. A xilogravura é uma técnica de impressão em que se faz uso da madeira como matriz num processo parecido com o mosaico.
    2. Segundo alguns, trata-se de uma técnica usada pelos egípcios e conhecida pelos chineses desde o século II.
    3. A primeira documentação precisa de seu uso encontra-se no livro “Diamond Sutra”, impresso na China em 868 (século IX).
    4. Seu reaparecimento se deu na Europa em meados do século XV, quando passou a cumprir o papel de grande veículo de imagens e textos.

  22. (Aula 45) No que diz respeito ao aparecimento da calcografia todas as afirmativas estão corretas, menos:

    1. Os artistas da época, inconformados com o uso da xilogravura que usava a madeira, passaram a fazer uso da prata.
    2. Aos renomados artistas da época não agradava o método da xilogravura, achando-o muito tosco e limitado.
    3. A insatisfação dos artistas com a xilogravura levou-os a buscar algo que lhes possibilitasse criar efeitos delicados.
    4. Os artistas desejavam algo capaz de mostrar seu domínio sobre os detalhes, o que não acontecia com a xilogravura.

  23. (Aula 45) O interessante nos dois processos (xilográfico e calcográfico) é que a calcogravura é um negativo da xilogravura, pois, enquanto um processo deixa as linhas em……………, o outro vinca as linhas na lâmina, ou seja, faz…………

    1. ranhura / relevâncias
    2. relevo / sulcos
    3. fendas /proeminência
    4. cavidade / saliência

  24. (Aula 45) Tanto a arte da gravura como a da estampa calcográfica não tardaram a alastrar-se por toda a Europa. Mesmo os mestres mais…………. usaram as gravuras como cadernos de modelos, aos quais buscavam como fontes de consulta.

    1. conhecidos
    2. humildes
    3. habilidosos
    4. renomados

  25. (Aula 45) A impressão de imagens foi responsável pelo apogeu da Renascença italiana e a do resto da Europa; foi um vital elemento para o fim da arte…………. do norte europeu, levando os artistas dessa região a buscar novos caminhos.

    1. bizantina
    2. românica
    3. gótica
    4. medieval

  26. (Aula 46) O início do século……………… — conhecido pelos italianos como “il Cinquencento” — é sem dúvida o mais notável período da arte italiana e um dos mais ricos da arte europeia como um todo.

    1. XIII
    2. XIV
    3. XV
    4. XVI

  27. (Aula 46) O século citado acima foi a época de grandes mestres italianos como Leonardo da Vinci, Miguel Angelo (Michelangelo) e………….., dentre outros.

    1. Van Gogh
    2. Claude Monet
    3. Rafael Sanzio
    4. Pablo Picasso

  28. (Aula 46) Uma das alternativas abaixo não está de acordo com os motivos relativos ao surgimento de importantes mestres na Itália no período citado na questão 26:

    1. As cidades-estados competiam entre si, buscando mestres que criassem belas obras de arte e, assim, elevassem o nome de seus governantes.
    2. Essa foi uma época de grandes descobertas; os artistas italianos tiveram uma relação muito grande com a matemática e com o estudo da anatomia humana.
    3. O grande conhecimento que os artistas obtiveram não os emancipou ou contribuiu para aumentar a sua valorização pessoal.
    4. Os artistas expandiram sua visão de mundo, deixando de considerar-se meros artífices na execução de encomendas.

  29. (Aula 46) Os países feudais do norte europeu não contavam com a vontade de embelezar suas cidades em razão…………………. aí existente e da falta de orgulho da população local, o que nos leva à compreensão do quanto é importante um povo sentir orgulho de sua cidade, Estado ou país onde vive.

    1. da pouca liberdade
    2. da falta de dinheiro
    3. do excesso de trabalho
    4. da escassez de mestres

  30. (Aula 46) Na luta por uma merecida posição social, os artistas contaram com a ajuda…………..; quanto mais importante eles se tornassem, maior seria a fama de seus protetores.

    1. das instituições
    2. dos mecenas
    3. das universidades
    4. dos professores

Gabarito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *