Comentários sobre: TRABALHANDO OS PENSAMENTOS NEGATIVOS https://virusdaarte.net/trabalhando-os-pensamentos-negativos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=trabalhando-os-pensamentos-negativos Site brasileiro especializado em arte e cultura Sat, 17 Mar 2018 13:44:25 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 Por: Celina Telma Hohmann https://virusdaarte.net/trabalhando-os-pensamentos-negativos/#comment-69282 Sat, 17 Mar 2018 13:44:25 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34742#comment-69282 Em resposta a Rene.

Rene

Estaremos sempre juntos, mas vamos torcer para que um dia, bem próximo, contemos que descobrimos que a vida é dádiva e repassaremos a todos, como gotas abençoadas, a maravilhosa condição de termos deixado para trás o que incomoda e estamos, sabiamente, extraindo só o que é bom e isso é possível.

Um abraço!

]]>
Por: Rene https://virusdaarte.net/trabalhando-os-pensamentos-negativos/#comment-69164 Wed, 14 Mar 2018 17:12:39 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34742#comment-69164 Em resposta a Celina Telma Hohmann.

Celina

É verdade que a mente tem a mania de nos pregar peças, sobretudo quando menos esperamos; e por isso mesmo devemos ser atentos e persistentes na nossa caminhada. Não é uma luta contra a mente, mas uma percepção de que ela existe para nos servir e não o contrário. Como você diz, e tem toda a razão, temos o direito – e a opção – de viver melhor, momento a momento em expansão positiva.

Eu que agradeço pelo seu comentário e pelo seu carinho. Estamos todos juntos nessa caminhada surpreendente e a união torna tudo mais encorajador. Sucesso pra todos nós!

Um grande abraço!

]]>
Por: Celina Telma Hohmann https://virusdaarte.net/trabalhando-os-pensamentos-negativos/#comment-69135 Wed, 14 Mar 2018 00:29:17 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34742#comment-69135 Rene

Ler seu excelente texto foi a confirmação de que pessoas, quando empenhadas, conseguem adequar-se ao bem, por ser necessário, ou ao mal, por opção. Uma opção não agradável por sua maior parte, ma a única saída que se enxerga quando se está em plena crise entre o que me faz bem quando não estou bem e o que não faz bem o tempo todo.

Bom sabê-lo ter encontrado o caminho. Sabemos, todos os que passamos pela fase dos temporais assustadores e a sua espera, como se viesse mesmo que não haja uma única nuvem no céu pronunciando sua chegada. Há saída, e você provou e nos mostra! Parabéns por sua busca e mais ainda, por sua persistência em não acomodar-se em viver entre o que tira a paz, mudando, claro que aos poucos (nossa ansiedade é malandra e nos engana) um sentimento que traz incômodo em todos os graus, para algo que é possível dominar. Dominando, vamos descobrindo caminhos e enganando com a melhor da boa fé, nosso cérebro que insiste em soltar faíscas. Saímos da área do perigo que, com o tempo transforma-se em companhia diária, e nessa, quem ganha é quem aprendeu que é possível, sim, não ser vítima eterna de sentimentos angustiantes que mutilam nosso direito a sermos donos de nossos próprios sentimentos!

Perfeita sua explanação sobre um tema tão assustadoramente atual e que priva muitos da alegria de simplesmente ser. Somos seres complexos, cada um com suas particularidades, e na totalidade, seres carentes de tudo: razão, conhecimento pleno do que nos vale escolher para nossos dias; carinho que mesmo que pareça tão banal é um sentimento que faz com que nos sintamos seguros. Se tivermos carinho e não há que ser o carinho do “outro”, mas o nosso carinho com nossas emoções. Emoções existem e fazem bem. Por vezes, em meio a tantas buscas, as emoções truncam tudo e aí, amigo, vira é uma festa, dessas que ao final é caso de polícia,com direito a camburão – usei esse substantivo por ter significados diferentes e todos, representarem algo que mais assustam que trazem benefícios, rs

Dizer o quê? Parabenizá-lo por conseguir sair do incêndio, um tanto chamuscado, mas vivo e sem queimaduras e conseguir, com bastante clareza e elegância, dividir sua experiência com outros, que como você tão bem observou, buscam aqui, nesse cantinho, o alento, a resposta, a possibilidade…

Muitos, tristemente, ainda estão na condição de presas do desagrado, mas muitos, como no seu caso, conseguiram, e com a maior boa vontade mostram àqueles que consegue-se mudar o que é muito ruim para algo confortavelmente possível.
Em nome dos ansiosos e vitimados por tantos transtornos psicológicos, agradeço! Precisamos,verdadeiramente, abrir a porta da sala e convidar para que sentemo-nos juntos para fofocar sobre nossos inimigos internos e, no final, num abraço coletivo, mostrarmos que cada um consegue descobrir o caminho para sentir de volta o direito de ser um humano comum, não um espécime desconhecido engessado no desespero de pensamentos que nos tolhem.

Um grande abraço e sucesso à frente!

]]>
Por: Rene https://virusdaarte.net/trabalhando-os-pensamentos-negativos/#comment-69121 Tue, 13 Mar 2018 17:32:55 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34742#comment-69121 Em resposta a Anna Paula.

Anna

Sobre lidar com os pensamentos, realmente não é fácil, principalmente no começo dessa prática de testemunhá-los. Muitas vezes, estamos tão identificados com eles que nos tornamos os próprios pensamentos, ou ficamos em suas “garras”. Mas tudo bem quando isso acontece, é natural. Estamos habituados a isso. O pensamento muitas vezes é automático – faz parte da natureza dele não avisar que está chegando. O que tenho experimentado é que quanto mais consigo testemunhar a chegada de um pensamento, mais espaço vai surgindo para que possa escolher se vou continuar identificado-me com ele, ou, se vou apenas deixá-lo passar, como uma nuvem no céu. Parece-me que o espaço de consciência vai crescendo e, assim, tenho mais clareza de que o pensamento é um fenômeno temporário e não uma verdade absoluta. Pra mim também, algumas vezes, não é fácil; mas percebo que a cada vez se torna menos difícil, porque persisto em estar alerta toda vez que percebo um pensamento disfuncional surgindo. Estar “alerta” não no sentido de urgência ou tensão, e sim no sentido de estar atento, focado, com a possível tranquilidade interior.

Que bom que você pratica meditação, pois sem dúvida ajuda muito no processo de autoconhecimento. Também é uma excelente forma de adentrar, por assim dizer, o aqui e o agora, que é onde o sofrimento se desfaz.

Obrigado por compartilhar aqui a sua experiência. Como você disse, sempre ajuda muito a todos nós nesse caminho de evolução.

Um grande abraço!

]]>
Por: Rene https://virusdaarte.net/trabalhando-os-pensamentos-negativos/#comment-69120 Tue, 13 Mar 2018 17:00:29 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34742#comment-69120 Em resposta a LuDiasBH.

Lu,
desde que conheci este espaço, tenho me sentido muito melhor. Ele tem me ajudado muito mesmo. Aprendo sempre com os textos e com todos os comentários. Foi aqui que eu a tive certeza de como pode ser benéfico para o maior número de pessoas possível compartilhar o que temos, da forma e na intensidade que podemos. Fico feliz de poder contribuir com a minha experiência. Na verdade, estou retribuindo voluntariamente a ajuda que já recebi de pessoas que talvez nem saibam o quanto me ajudaram, pelo simples ato de compartilharem seus momentos.

Obrigado sempre, Lu, por proporcionar isso a todos nós por meio desse seu espaço tão especial.

Um grande abraço!

]]>