Comentários sobre: TRANSTORNO DO PÂNICO E PAUSAS NO TRATAMENTO https://virusdaarte.net/transtorno-do-panico-e-pausas-no-tratamento/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=transtorno-do-panico-e-pausas-no-tratamento Site brasileiro especializado em arte e cultura Sat, 28 Oct 2017 02:11:56 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: Josi https://virusdaarte.net/transtorno-do-panico-e-pausas-no-tratamento/#comment-66092 Sat, 28 Oct 2017 02:11:56 +0000 http://virusdaarte.net/?p=33964#comment-66092 Em resposta a Alexandre Nunes.

Alexandre!

Obrigada pelo apoio.
Voltei hoje com escitalopram. Não consegui uma orientação médica, mas isso já está a caminho. Eu só quero minha vontade e prazer em viver de volta. Disposição para encarar a vida como sempre tive. Estarei postando aqui a quantas andam o tratamento.

Obrigada, amigo, pela sua atenção.

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/transtorno-do-panico-e-pausas-no-tratamento/#comment-66021 Tue, 24 Oct 2017 23:32:08 +0000 http://virusdaarte.net/?p=33964#comment-66021 Caros amigos e amigas

Tem sido muito comum algumas pessoas não se darem bem com um determinado antidepressivo, mudando para outro. Muitas vezes ficam com o medicamento numa gaveta, sem saber o que fazer com ele. Resolvi pedir-lhes que, quando tiverem uma caixa de antidepressivo em casa e do qual não mais farão uso, falem comigo sobre isso (via e-mail), pois temos muitas pessoas com reais necessidades desses, pois ora elas se encontram desempregadas. Como sabemos, esses remédios são bem caros. Conto com a ajuda de todos, quando possível for.

Abraços,

Lu

]]>
Por: Alexandre Nunes https://virusdaarte.net/transtorno-do-panico-e-pausas-no-tratamento/#comment-66011 Tue, 24 Oct 2017 19:54:53 +0000 http://virusdaarte.net/?p=33964#comment-66011 Em resposta a Maria Claudia.

Maria Cláudia

O mais difícil, creio eu, é aprendermos a diferenciar o que é reação natural do corpo e o que é causado pela doença. No caso do pânico, durante uma crise ou durante a ansiedade antecipatória tendemos a ter o julgamento embaçado pela desregulação emocional. A emoção perturba a razão. Percebi isso com o tempo, pois nas primeiras crises era um Deus nos acuda, sensação de fundo do poço, como você disse. Mas depois de idas e vindas, as reações já não me assustam mais. Trato porque é um desequilíbrio químico que precisa ser reajustado, além de ser desagradável. Mas não deixo mais me colocar pra baixo, acredito que a razão passou a assumir o controle.

No meu caso, por incrível que pareça, o que fez com que eu abandonasse o tratamento algumas vezes foi justamente a boa melhora efetiva. Agora estou ciente que por mais que fique bem, é um tratamento longo, como se fosse um antibiótico, por exemplo. Embora os sintomas passem, o causador ainda não foi eliminado, então é necessário continuar com medicação e/ou terapia até que aja um prazo seguro pra evitar risco de recaídas.

Quanto ao hipnoterapeuta, como já tinha mencionado, é um psicólogo, e a parte de hipnose na verdade pra mim foram mais como técnicas de relaxamento e acesso facilitado ao inconsciente talvez. Recomendo, pois não difere muito de um psicoterapia tradicional e não tem efeitos colaterais. O psicólogo que me atendeu é bem conhecido e aparece muito na mídia local, fazendo demonstrações e conversando sobre os problemas mentais comuns da atualidade. Pessoa extremamente profissional e que realmente transmite a impressão de gostar de ajudar pessoas. Além de que não achei o custo das sessões tão alto, haja vista que não é um tratamento crônico ou de longa duração. No meu caso, à época, três sessões valeram por três anos!

]]>
Por: Alexandre Nunes https://virusdaarte.net/transtorno-do-panico-e-pausas-no-tratamento/#comment-66009 Tue, 24 Oct 2017 19:37:51 +0000 http://virusdaarte.net/?p=33964#comment-66009 Em resposta a Josi.

Josi

Acho que você não deveria se automedicar, pois assim como na psicoterapia, na terapia com medicamentos a gente precisa de um profissional com experiência pra nos dar uma direção segura. E funciona, já que eles geralmente conhecem dezenas de casos semelhantes aos nossos.

Lembre-se, a ansiedade, desesperança, confusão, medo, fazem parte da por própria doença. Eu estou agora no 25º dia de retomada do tratamento e a evolução é visível pra mim. Embora as idas e vindas tornem a retomada mais estressante, também aprendemos a lidar melhor com esse estresse. Sensações que antes me fariam correr para o pronto-atendimento em busca de um bromazepam, agora apenas causam desconforto e acabam passando. Nietzsche tinha razão ao dizer que o que não nos mata, nos fortalece. E ansiedade não mata ninguém, embora seja muito desagradável mesmo.

Quando for no médico da próxima vez, relate exatamente o que se passou, não esconda nada. Ele saberá o que causou e poderá indicar o medicamento ideal pra ajudar a estabilizar esse desequilíbrio químico de seu cérebro.

Um abraço!

]]>
Por: Maria Claudia https://virusdaarte.net/transtorno-do-panico-e-pausas-no-tratamento/#comment-65989 Tue, 24 Oct 2017 04:35:33 +0000 http://virusdaarte.net/?p=33964#comment-65989 Oi, Alexandre!

Tive síndrome do pânico aos 18 anos. Eu me livrei dela com Lexotan e muita terapia. Hoje tomo escitalopran e quetiapina, devido a uma depressão e TAG, que olhando pra trás, acredito que tenha desencadeado a síndrome do pânico, pois sofri com ansiedade desde adolescência.

O escitalopran no início fez maravilhas, hoje, confesso que tenho dias bons e dias não tão bons. Talvez sejam os altos e baixos da vida, mas tenho me sentido um pouco desanimada, mesmo com terapia e medicação. Eu nunca parei por conta própria, tenho muito receio do efeito rebote. Na verdade me agarro à medicação, à terapia, à meditação, às pequenas coisas do dia a dia, que me fazem bem, com unhas e dentes. Sei que sem tudo isso eu estaria pior, chorando, tendo crises absurdas de ansiedade e passando mal.

Por mais q eu me sinta desanimada no momento, e eu sei que estou, procuro olhar o antes, quando cheguei no fundo do poço e parecia não haver saída. Sei que estou melhor agora, por isso não paro a medicação, nem terapia, nem nada que me faça bem.

Adorei seu texto! Siga com a medicação, que tenho certeza de que lhe fará muito bem. Achei muito interessante as sessões de hipnose. Sempre tive vontade de fazer, mas não tenho indicação aqui no Rio.Parabéns pelo texto!

Abraços!

]]>