Comentários sobre: UMA BATALHA NO COMBATE À ANSIEDADE https://virusdaarte.net/uma-batalha-no-combate-a-ansiedade/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=uma-batalha-no-combate-a-ansiedade Site brasileiro especializado em arte e cultura Mon, 08 Oct 2018 16:57:45 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.5 Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/uma-batalha-no-combate-a-ansiedade/#comment-73729 Mon, 08 Oct 2018 16:57:45 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34005#comment-73729 Em resposta a Tereza.

Tereza

A maioria das pessoas depressivas queixa-se de que o pior horário é a parte da manhã, melhorando à tarde e à noite. Existe aí também um fator psicológico que é o fato de ter que enfrentar um novo dia, sem saber por quais sintomas irá passar, o que leva ao abatimento, à falta de ânimo, aos pensamentos negativos, ao cansaço, etc. Há também o fato de que nessa parte do dia o metabolismo muda, havendo uma mudança nos ritmos circadianos, etc.

Você diz:

“0 que melhorou em mim foram o nó que eu tinha na garganta e o choro. Eu chorava muito, tinha pensamentos negativos. No momento estou tranquila. Peço a Deus pela minha recuperação e a dos demais que passam por isso.”

Que maravilha! Significa que já está começando a ver luz no fim do túnel.

Abraços,

Lu

]]>
Por: Tereza https://virusdaarte.net/uma-batalha-no-combate-a-ansiedade/#comment-73716 Sat, 06 Oct 2018 11:51:02 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34005#comment-73716 Em resposta a LuDiasBH.

Lu

Lu agradeço o carinho. Você ajuda muito nesses momentos tão delicados.

A medicação que eu tomo é o Valdoxan. Reiniciei no final de julho. Em agosto foi terrível, porque eu sentia de tudo, principalmente agitação e inquietude todo santo dia de manhã. À tarde e à noite tudo isso passava. Ao iniciar setembro foi uma coisa. Logo no início foi uma insônia e rinite de 10 dias, depois foram uns 5 dias de dores de cabeça que depois passou. Os dias 19 e 20 foram os melhores que eu tive, pois a agitação e a inquietude diminuíram bastante, mas do dia 20 em diante passei a ter taquicardia dia sim, dia não e a ansiedade veio se manifestar no dia 3 de outubro, acompanhada de enxaqueca, tremores e mal-estar no corpo.

0 que melhorou em mim foram o nó que eu tinha na garganta e o choro. Eu chorava muito, tinha pensamentos negativos. No momento estou tranquila. Peço a Deus pela minha recuperação e a dos demais que passam por isso.

Um grande abraço e que Deus te abençoe.

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/uma-batalha-no-combate-a-ansiedade/#comment-73715 Sat, 06 Oct 2018 03:41:49 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34005#comment-73715 Em resposta a Tereza.

Tereza

Seja bem-vinda a este cantinho. Sinta-se em família.

Amiguinha, aguentar esta dupla (depressão+TAG) não é mesmo fácil. É preciso ser POP (paciente, otimista e persistente) para vencer a luta. Ainda assim, podemos achar que o inimigo foi totalmente vencido, até que um belo dia ele bate em nossa porta, como se quiséssemos recebê-lo, isto porque os transtornos mentais costumam ser reincidentes.

Realmente foi uma insensatez ter parado sem a anuência médica, sem ter passado pelo desmame. Nesses casos, o transtorno mental costuma vir ainda mais forte, fazendo com que a pessoa realmente volte à estaca zero. Ao retomar o tratamento é como se fosse a primeira vez. O organismo reluta em receber um novo antidepressivo (ainda que seja um que já foi usado, pois ele entende como sendo a primeira vez) e os efeitos adversos costumam ser bem fortes. Contudo, é importante que o tratamento seja retomado, para não agravar a situação do doente.

Você me diz que os sintomas adversos voltaram agora em outubro. Pelo tempo, não era mais para tê-los com tamanha intensidade. Presumo que a dosagem esteja baixa ou que o medicamento deixou de fazer efeito, sendo necessário mudar para outro, mas somente sua médica, depois de uma análise mais elaborada, poderá dizer o que realmente está acontecendo. Sugiro que marque uma nova consulta para conversar com ela.

Tereza, aguardo notícias suas. Beijos,

Lu

]]>
Por: Tereza https://virusdaarte.net/uma-batalha-no-combate-a-ansiedade/#comment-73714 Sat, 06 Oct 2018 03:09:30 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34005#comment-73714 Lu

Parabéns pelos seus textos!

Escrevo pra tentar tirar uma dúvida cruel. Eu me trato de depressão e TAG desde 2015. Passei uma fase muito difícil , pensava que iria morrer de tanto mal-estar: enxaqueca , calores pelo corpo, coração acelerado, mas saí do fundo do poço.

Neste ano, incentivada por algumas pessoas a deixar o remédio, porque já me sentia bem, acabei largando-o em março. Pra que foi que fiz isso? No final de junho revivi tudo de novo. A doutora ficou chateada e disse que voltamos à estaca zero.

Reiniciei o tratamento no final de julho, já tenho dois meses e cinco dias de uso. Durante esse tempo tive sintomas a cada semana: insônia, rinite, dor de cabeça que depois passaram. Mas neste início de outubro comecei a semana com ansiedade forte, enxaqueca, corpo agitado, mal-estar no corpo e sudorese… Isso ainda pode ser efeito colateral?

]]>
Por: LuDiasBH https://virusdaarte.net/uma-batalha-no-combate-a-ansiedade/#comment-73710 Fri, 05 Oct 2018 15:52:14 +0000 http://virusdaarte.net/?p=34005#comment-73710 Em resposta a Marli Gonçalves.

Marli

Não é que os transtornos adversos durem até três meses. O que eu disse é que, muitas vezes, o antidepressivo demora até três meses para mostrar toda a sua eficácia. Certo? Continue observando se esses efeitos colaterais estão ficando cada vez mais leves, pois, assim, eles não tardarão a desaparecer. Caso não estejam, volte ao seu médico. Quanto ao rivotril, ele é indicado para a fase inicial do tratamento e você já se encontra no 37º dia com a dosagem mais alta. O ideal é conversar com seu médico para que ele avalie seu estado e veja a necessidade de tomá-lo ou não. Também existem os ansiolíticos naturais (fitoterápicos) que, se não me engano, podem ser vendidos sem receita médica. Veja com o farmacêutico.

Beijos,

Lu

]]>