Autoria de Lu Dias Carvalho
A baiana é uma figura muito comum na obra dos pintores brasileiros, lembrando parte de nosso passado de herança africana, com suas comidas típicas, ritos religiosos e vestimentas específicas.
Aldemir Martins, na composição Baiana, apresenta uma figura feminina assentada, com as mãos entrecruzadas no colo, de frente para o observador. Ela está lindamente trajada com seu vestido branco, com fundo azul-claro, de saia rodada e mangas descidas que deixam os ombros nus. Cinco colares coloridos descem-lhe pelo pescoço, chamando a atenção para o de bolas brancas, azuis e vermelhas. Seus braços nus estão enfeitados por pulseiras amarelas e brancas, que compõem com os brincos. Na cabeça ela traz um vistoso turbante branco. A baiana, com o seu rosto meio de perfil, parece olhar para o horizonte.
Como pano de fundo, o pintor dividiu a tela em duas cores: azul, à direita da figura,e vermelha, à esquerda, cores fortes que destacam ainda mais a exuberância da figura.
Ficha técnica
Ano: 1980
Dimensões: 81 x 60 cm
Técnica: acrílica sobre tela
Localização: Coleção particular
Fonte de pesquisa
Aldemir Martins/ Coleção Folha de São Paulo
Views: 14
Isso me ajudou muito, mas devia ser mais completo. Amei, facilitou muito meu trabalho escolar.
Júlia
Infelizmente o nosso país é muito ingrato com seus artistas, pois quase nada encontramos sobre nossos pintores. Nossa cultura não os leva a sério. Também acho uma pena que não se encontre quase nada sobre o maravilhoso Aldemir Martins e muitos outros. O que postei consegui com muita dificuldades, ainda que procurasse em livrarias… Você está coberta de razão.
Gosto de seu comentário. Volte mais vezes.
Beijos,
Lu