A TORRE DE PIZZA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH spelada1

Esta fotografia sobre a Torre de Pisa, Pisa, Itália, é uma das obras-primas do fotógrafo Elliot Erwitt (1928), que remonta ao ano de 1976. O mais incomum na foto é o ângulo em que ela foi feita, pois embora aquele grupo de pessoas se encontrasse distante da torre, tem-se a impressão de que está a rodeá-la. É interessante observar a inclinação do monumento e o fascínio que exercia, e ainda exerce, sobre os turistas, que não apenas a observam como faziam questão de tirar fotos com ela ao fundo. É um dos monumentos mais visitados da Europa, considerada patrimônio da UNESCO.

A Torre de Pisa, construída em mármore branco, é um campanário que faz parte da catedral da cidade italiana do mesmo nome. Sua construção teve início em 1173, sendo feita em três fases e levando 177 anos para ficar pronta. Sua inclinação fez-se notar logo após o início das obras, em razão de uma fundação malfeita e de um subsolo fraco e instável. Como a construção ficou paralisada durante quase um século, por causa das guerras, o solo foi se ajustando. Ao ser reiniciada, com a tentativa de eliminar a inclinação, os engenheiros construíram andares mais altos de um lado, o que fez com que a torre começasse a se inclinar para outro. Ou seja, a inclinação só mudou de lado. Depois, houve novas guerras, nova paralisação e novo reinício.

Atualmente, o lado mais alto da Torre de Pisa mede 56,70 metros e o mais baixo 55,86. Ela possui 296 degraus e sete sinos, um para cada nota da escala musical. Depois de passar por vários estudos e tentativas de preservação, ficando fechada ao público por algum tempo, foi reaberta em 2001, sob o argumento de que permaneceria estável por, pelo menos, mais três séculos. Ainda bem!

Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Pisa
http://www.brasilescola.com/curiosidades/torre-pisa.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *