Carpaccio – A VIRGEM LENDO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Vittore Carpaccio (c.1465 – 1525/1526) foi um importante nome do Renascimento veneziano. Presume-se que tenha sido aluno de Gentile Bellini, uma vez que trabalhou em sua oficina como assistente. Também foi influenciado por Antonello da Messina. Carpaccio, para compor sua obra, misturava temas reais e lendários com a sua criatividade. Seu trabalho apresenta uma atmosfera cheia de luz e uma inovadora perspectiva.

O painel intitulado A Virgem Lendo é uma obra do artista. Ao que parece, este quadro faz parte de um painel maior, se tomarmos como base a parte da perna do Menino Jesus, antigamente vista na almofada, à esquerda da mulher. Ainda que seja um fragmento da obra original, pode-se admirar o trabalho rigoroso do pintor nas dobras da manga e a separação entre luz e sombra na balaustrada, assim como a combinação entre a serenidade da paisagem e a imobilidade da figura da mulher.

Uma bela figura feminina, imóvel, encontra-se sentada ao lado de um parapeito de mármore, lendo o seu livro de capa vermelha, provavelmente de orações. Ela veste um suntuoso vestido alaranjado e cor-de-rosa. Na cabeça traz um delicado turbante e, sobre ele, um fino véu que desce até seus ombros e costas. Um tênue halo é visto em torno de sua cabeça, o que nos leva a crer que se trata de uma santa, possivelmente Santa Catarina de Alexandria.

Ficha técnica

Ano: c.1500
Técnica: painel
Dimensões: 78 x 51 cm
Localização: Galeria Nacional de Art, Washington, EUA

Fontes de pesquisa:
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *