Eliseu Visconti – A PROVIDÊNCIA GUIA CABRAL

Autoria de LuDiasBH 

guia cabral

A composição simbolista A Providência Guia Cabral é uma obra do pintor brasileiro Eliseu Visconti, realizada no gênero da pintura histórica, feita quando o pintor encontrava-se em Paris. Ela conta uma versão do descobrimento do Brasil.

O navegante português Pedro Álvares Cabral, com cabelos e barba compridos e traje de época, é a figura mais impotante da obra. Ele se encontra, em primeiro plano, manejando o timão do navio. Tem atrás de si o escrivão Pero Vaz de Caminha, com uma pena na mão, e Frei Henrique de Coimbra, frade franscicano, com as mãos em pose de oração. Uma revoada de pombos brancos ladeiam as três figuras. Todos os três personagens estão de perfil, voltados para a frente do navio.

A figura de uma mulher, flutuando acima dos três personagens, representa a Providência, responsável por guiá-los. Ela flutua acima dos navegantes, usa uma roupa flamejante, que lhe cobre parte do corpo, deixando seios, ombros e braços a descoberto. Na mão direita traz um archote aceso, que tem por função alumiar o caminho percorrido pelos navegadores. Sua mão esquerda toca a cabeça de Pedro Álvares Cabral, como a estimular seus pensamentos na condução da nave ao seu destino final. Seu corpo está voltado para frente, numa atitude de confiança e determinação.

É possível notar o mar azul, à frente, e as velas da embarcação. Atrás de Pedro Álvares Cabral vê-se o rosto de um marinheiro, que parece olhar para Pero Vaz de Caminha.

Ficha técnica
Ano: 1899
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 180 x 108 cm
Localização: Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil

Fonte de Pesquisa
Eliseu Visconti/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *