Heitor dos Prazeres – FESTA DE SÃO JOÃO

Autoria de LuDiasBH

HEIFESSAJ

A composição Festa de São João é uma obra do compositor, cantor, sambista e pintor brasileiro Heitor dos Prazeres. O artista optou pela arte naïf, também conhecida como arte primitiva ou ingênua.

Numa pracinha circular de chão batido, rodeada por quatro casas à vista, enfeitada com bandeirolas coloridas, um grande grupo de pessoas festejam o São João. A criançada faz a festa soltando balões e tentando subir no pau-de-sebo, que divide a composição ao meio. Alguns adultos, na parte esquerda da composição, observam a cena.

Quatro músicos tocando seus instrumentos estão à direita do quadro, rodeados por três mulheres com seus vestidos coloridos e rodados. Mais à frente crepita uma fogueira, próximos a ela dela dança um casal e três mulheres. Dois garotos brincam com um balão.

Heitor foi convidado parar participar, em 1943, da mostra dedicada à Arte Latino-Americana, no Roual Air Force (RAF), em Londres, em benefício das vítimas da Segunda Guerra Mundial. Sua tela Festa de São João foi indicada por seu amigo Augusto Rodrigues, que também fazia parte da mostra, juntamente com artistas de vários países.

A obra de Heitor chamou a atenção da rainha Elizabeth (à época, princesa), que, impressionada com a alegria e a espontaneidade vista no trabalho do artista, acabou comprando o quadro, e também se interessou por ele, fato que trouxe grande notoriedade para seu trabalho no mundo das artes plásticas. Sendo que nesse mesmo ano foi convidado a expor, individualmente, em Belo Horizonte, no diretório acadêmico da Escola de Belas Artes.

Ficha técnica
Não encontrada

2 comentários sobre “Heitor dos Prazeres – FESTA DE SÃO JOÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *