Melchior Broederlam – A ANUNCIAÇÃO
Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

abobrinha1

Ave Maria, Gratia Plena Dominus Tecum…

A pintura acima, denominada Anunciação e Visitação de Maria, faz parte de um díptico do pintor Melchior Broederlam. São apresentadas duas cenas distintas.

Na primeira cena, a Virgem Maria está assentada em uma saleta, maravilhosamente trabalhada, lendo o seu livro de orações, quando recebe a visita de um anjo, que tem por objetivo anunciar que ela será a mãe do Salvador. A auréola, que cinge a sua cabeça, já mostra a sua divindade. Suas vestes azuis contrastam com as vestes vermelhas do enviado de Deus.

O anjo tem grandes asas douradas, que ultrapassam a altura da Virgem assentada, ainda que num patamar superior. Ele traz nas mãos uma faixa com palavras de saudação a Maria (Ave Maria, Gratia Plena, Dominus Tecum…), que simboliza a sua função de mensageiro.

No primeiro plano da composição está uma jarra com um lírio branco, simbolizando a virgindade de Maria, sendo que no canto esquerdo superior da pintura encontra-se Deus Pai, que envia um raio de luz até a Virgem, simbolizando a sua distinção entre todas as mulheres, ou seja, ela foi a escolhida dentre todas para ser a mãe de seu Filho.

Na segunda cena, a Virgem Maria já se encontra grávida, e está sendo visitada por sua prima Isabel, que lhe toca o ventre com a mão esquerda, enquanto a abraça com a direita.  Ao fundo, vê-se uma paisagem montanhosa. Um segundo anjo orna o canto direito superior do quadro.

Ficha técnica:
Ano: c. 1396
Técnica: têmpera sobre madeira
Dimensões: 167 x 125 cm
Localização: Musèe des Beaux-Arts, Dijon, França

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *