MEMÓRIA FERROVIÁRIA – RAILWAY MEMORIES

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Ferrov.

O trem sempre causou encantamento no homem, pois tornou-se um dos mais carismáticos símbolos da modernidade. Ao longo do século XX, o Brasil teve milhares de quilômetros de estradas ferroviárias, os trens chegavam e partiam em todos os cantos do país. Pontes, túneis, giratórias, rotundas, armazéns e estações foram construídos. A arquitetura típica ferroviária influenciou significativamente na modernização e monumentalização das novas edificações brasileiras. Mas, com o passar do tempo, o trem perdeu competitividade devido à opção pelo transporte rodoviário e seu expressivo investimento. Ao longo dos anos, muitas linhas ferroviárias foram desativadas. Os trens de passageiros deixaram de circular. O impacto sobre o transporte ferroviário foi imensurável. Milhares de estações ficaram abandonadas e muitas desapareceram. Mesmo assim, o Brasil ainda é detentor de valioso patrimônio ferroviário.

O livro Memória Ferroviária – Railway Memories será lançado pela Mandala Produção e é do autor Luiz Antonio da Cruz, que nos apresenta um painel sobre a história do trem. Pesquisador, escritor e fotógrafo – o autor viajou, pesquisou, entrevistou, registrou inúmeros trechos ferroviários e muitas edificações nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Revisitou os viajantes estrangeiros e suas impressões sobre o transporte no Brasil, foi encontrar as manifestações sobre o trem, as viagens, a nostalgia e a saudade – registradas na literatura, na música, no cinema e nas artes plásticas. Algumas de suas fotografias são do tempo de sua adolescência, quando se envolveu com o tema patrimônio.

Lançamento
O livro Memória Ferroviária – Railway Memories será lançado no dia 9 de julho de 2016, sábado, às 17h00, no SESI Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves, à Rua Direita, 168, Centro Histórico, Tiradentes-MG. A obra contém 156 páginas, com fotografias do autor, de seu arquivo e do acervo do Instituto Moreira Salles. O projeto gráfico é da artista plástica Maria José Boaventura e a capa do designer Thiago Dágmar. A versão inglesa é de Michael Hugh Knowles e o prefácio de Celso Nucci.

Contato
Mais informações através do Tel. 32 3355-1386 e 32 99133-0164
E-mail: producaomandala@gmail.com

2 comentários sobre “MEMÓRIA FERROVIÁRIA – RAILWAY MEMORIES

    1. LuDiasBH Autor do post

      Luiz

      Nada há a agradecer, meu amiguinho. É sempre um prazer divulgar seu importante trabalho.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *