O CIENTISTA STEPHEN WILLIAM HAWKING

Autoria de LuDiasBH

stevhaw

O físico teórico e cosmólogo britânico Stephen William Hawking é um dos mais conceituados cientistas vivos. A foto acima foi tirada em julho de 1965, por ocasião de seu casamento com Jane Wilde. O casal separou-se 26 anos depois, vindo Stephen a casar-se com Elaine Mason, em 1995, sua enfermeira, da qual também se divorciou seis anos depois.

Quando tinha 21 anos de idade, ao cair de seus patins, o médico que atendeu Stephen descobriu que ele era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença rara, degenerativa e incurável, que resulta na paralização dos músculos, mas que não interfere nas funções cerebrais. Deu-lhe três anos de vida. Hoje, aos 74 anos de idade, o renomado cientista faz uso de um sintetizador de voz para comunicar-se, uma vez que, em 1985, ao se submeter a uma traqueostomia, acabou perdendo a voz.

Apesar de ter perdido os movimentos dos braços e pernas, assim como o de toda a musculatura voluntária, Stephen ainda se mantém ativo em sua produção literária. Preocupados com sua situação, que pode desencadear a “Síndrome do Encarceramento” (é aquela em que os movimentos do corpo inteiro são paralisados com exceção dos olhos, mas as faculdades mentais se mantêm perfeitas) alguns cientistas vêm buscando meios para que ele possa se expressar. Um novo equipamento, desenvolvido pela Intel, rastreia o movimento de seus olhos, gerando palavras.

Stephen William Hawking crê que “O universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido criadas por um Criador, mas um Criador não intervém para quebrar essas leis”. Para ele existe um grande diferencial entre a ciência e a religião: “Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade; e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona.”.

O cientista tem escrito livros, numa linguagem de fácil compreensão para pessoas leigas, que ajudam a divulgar e a tornar compreendidas as complexas teorias cosmológicas. Dentre esses podem ser citados: Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros,  Buracos Negros, Universos-Bebês e outros Ensaios, O Fim da Física, A Natureza do Espaço e do Tempo, Breve História do Tempo Ilustrada, O Universo numa Casca de Noz, O Futuro do Espaço-Tempo, Uma Nova História do Tempo, Brevíssima História do Tempo, George e o Segredo do Universo, Minha Breve História, etc.

Fontes de pesquisa
http://super.abril.com.br/ciencia/muito-alem-da-cadeira-de-rodas-a-vida-privada-de-stephen-hawking
https://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking

Fonte da fotografia:
http://incrivel.club/admiracao-curiosidades/45-fotos-que-irao-mudar-sua-percepcao-sobre-o-passado-15505/#image187205

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *