O YIN E O YANG DO SEXO NO TAO

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

ynyantri

O sábio chinês Lao-Tsé, por volta do ano 500 a.C, reuniu os preceitos básicos da filosofia taoísta no livro, que é conhecido hoje como Tao Te Ching. Muitos já ouviram falar do tao, mas poucos sabem de que se trata.

O tao é a união de dois elementos: o yang (masculino) e o yin (feminino), representado por um círculo dividido em duas partes iguais, por uma linha em forma de S, sendo uma das metades branca e a outra preta. Tal círculo representa a unidade do Universo, onde se entrelaçam o feminino e o masculino, que juntos e inseparáveis representam o todo. Observem que dentro de cada uma das metades encontra-se um círculo pequeno, de cor oposta, significando que um princípio contém, em si, parte do outro. Sempre que preciso, cada princípio se transforma no outro, trazendo equilíbrio e harmonia. O feminino encontra-se no masculino e vice-versa.

O objetivo do tao é mostrar o caminho que o ser humano deve trilhar, para encontrar a realização pessoal. E o objetivo do tao de um casal é unir as energias masculina e feminina, interagindo amor e sexo. É a busca pelo equilíbrio entre as energias opostas, que se complementam e fortalecem. O feminino é representado pela energia Yin (cor preta) e o masculino pela energia yang (branca).

Segundo a visão taoísta, o Universo é o resultado da polaridade encontrada dentro da unidade primordial: avanço e recuo, repouso e movimento, contração e expansão, condensação e dispersão. De modo que todas as manifestações, desde as mais primárias e simples, às mais complexas e universais, cada ser mostra essa polaridade original. É a inter-relação entre o yin e o yang que dá origem a todas as coisas vivas que habitam, não apenas o planeta Terra, mas todo o Universo.

O materialismo, tão comum aos dias de hoje, reduziu o sexo a apenas um encontro de corpos, na busca única da satisfação. Muitos agem como se corpo e sexo não tivessem conexão alguma e o ato fosse meramente mecânico. Esquecem-se de que a sexualidade é um reflexo da vida e nela se encontra a porta de nosso conhecimento interior. A jornada em direção ao amor total só pode acontecer, quando espírito e corpo estão em perfeito equilíbrio. Assim, homem e mulher devem se beneficiar mutuamente, durante o ato amoroso.

Segundo os preceitos taoístas, o relacionamento amoroso deve se transformar “num estímulo mútuo para o despertar da consciência”, pois “o amante perfeito faz amor com corpo e alma”. A energia sexual é tida como a mais poderosa da nossa existência.

Um homem e uma mulher… ((Vítor Hugo)

O homem é a águia que voa.
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é comandar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.
O homem é um templo.
A mulher é o altar.

Perante o templo nós nos descobrimos;
Perante o altar nós nos ajoelhamos…
O homem está onde a Terra termina.
A mulher está onde o céu começa.

Nota:  Imagem copiada de
http://sullahterapias.com.br/site/yin-e-yang-a-energia/

Fonte de pesquisa: Os Segredos do Amante Perfeito/ Mabel Iam

2 comentários sobre “O YIN E O YANG DO SEXO NO TAO

    1. LuDiasBH Autor do post

      Márcio

      Há no site mais textos inerentes ao tema. Espero que goste. E mais uma vez agradeço a sua participação. Espero contar sempre com sua presença.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *