Ticiano – FLORA

Autoria de LuDiasBH

flora

A pintura Flora é uma obra do pintor italiano Ticiano (c. 1488-1576), cujo nome de batismo era Tiziano Vecellio, tido como o mais importante pintor veneziano do período denominado “Cinquecento”. Quase nada se sabe sobre o início de sua carreira, sendo provável que tenha sido aluno de Sebastiano Succato, Gentil Bellini e Giovanne Bellini. Trabalhou para as importantes famílias Gonzaga, Este, Farnese e Rovere. Foi também pintor da corte do Imperador Carlos V, do Papa Paulo III e de Filipe II.

A jovem e sensual Flora é retratada de frente, em meia figura, com a cabeça levemente inclinada para a esquerda, com os olhos fitos na mesma direção. Seus cabelos avermelhados e dourados, repartidos ao meio, deixam uma orelha a descoberto, e descem pelos ombros e costas, em tranças malfeitas, como se ela tivesse acabado de acordar-se. Uma sombra mais acentuada cobre seu pescoço, pegando parte do queixo e face esquerda. A figura preenche quase todo o campo pictórico, e o fundo escuro da composição aumenta ainda mais sua monumentalidade.

Uma larga blusa branca ou roupa de baixo, com finos e bem trabalhados franzidos, despenca-se pelo ombro esquerdo de Flora, formando um imenso decote, e mostrando parte do seio do mesmo lado. Um manto de brocado rosado cai-lhe pelas costas, botando em destaque sua pele suave. Com a mão esquerda, ela sustém a blusa, que desliza sobre o braço e, com a esquerda, estende para o observador, ainda que não o olhe, um punhado de flores e folhas, deixando à vista, na ponta do dedo anelar, um anel de noivado, gesto que repassa à pintura uma sensação de profundidade.

Esta é uma das belas composições de Ticiano, em que ele retrata a beleza feminina, sendo considerada a mais famosa. Trata-se de uma de suas primeiras pinturas retratando o ideal de beleza feminino. A simplicidade do trabalho dá-lhe ainda mais delicadeza. Foi reproduzida em várias gravuras do século XVI. Alguns estudiosos de arte identificam a jovem como uma cortesã da Veneza renascentista, outros veem nela um símbolo do amor esponsal e alguns outros a identificação de Flora, deusa da Primavera e das flores,  também tidas como um atributo da deusa Vênus.

Ficha técnica
Ano: c. 1515
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 79 x 63 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
https://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://www.titian.org/flora

2 comentários sobre “Ticiano – FLORA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *