AS MARAVILHAS DO LIMÃO

Autoria do Dr. Telmo Diniz

limao

Dentre as frutas cítricas, o limão é a que mais se destaca. É uma grande fonte nutricional e traz benefícios diversos à saúde, pois atua melhorando o desempenho de diversos sistemas orgânicos, com destaque para o sistema imunológico e o sistema cardiovascular. Além disso, o limão possui uma substância própria, denominada limoneno, que protege o corpo contra os efeitos destrutivos dos radicais livres.

O limão é sabidamente uma substância ácida, porém, no organismo torna-se um importante agente alcalinizante. Isso mesmo! O ácido cítrico reage com o sódio e o potássio e formam sais alcalinos (citrato de sódio e citrato de potássio), capazes de controlar a viscosidade do sangue, protegendo o corpo contra infartos, derrames, tromboses e outras desordens causadas pela má circulação. Os sais alcalinos auxiliam, também, na neutralização do ácido úrico que, em excesso, formam depósitos nas articulações, piorando a artrite da gota. Devido a essa propriedade, o limão é de grande ajuda nas doenças reumáticas.

Um estudo realizado no Departamento de Urologia da Universidade da Califórnia, publicado no “Journal of Urology”, concluiu que o sumo de limão pode ser utilizado como coadjuvante da litíase renal (pedra nos rins), aumentando a eficácia do tratamento, pois os sais alcalinos ajudam a neutralizar a formação dos cálculos.

Por outro lado, num estudo publicado na “Cancer Metastasis Review”, investigadores da Universidade de Illinois (EUA) destacam o limão como um dos alimentos mais importantes na prevenção de patologias oncológicas (cânceres), ficando ao lado de alimentos campeões como o gengibre, alho, cebola, chá verde, brócolis e couve.

Prevenção
• Em nível do sistema cardiovascular, o limão ajuda na prevenção da formação de placas de gordura nas artérias, pois sabidamente reduz a oxidação do LDL, grande responsável pela obstrução das artérias.
• De forma semelhante, é bom coadjuvante para o controle da pressão arterial.
• Rico em vitamina C, o limão ajuda a fortalecer as defesas do corpo para prevenir várias doenças.
• Também é uma boa fonte de potássio, magnésio, cálcio e fósforo.
• É adstringente, antibacteriano e antiviral.
• Utilizado como gargarejo, o limão é bom para aliviar as dores de garganta e combater quadros de gengivite. Entretanto, especialistas em odontologia recomendam que o suco seja tomado com o auxílio de um canudo, para evitar que a acidez do limão prejudique o esmalte dos dentes.
• Usado diariamente, reduz os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, revigora o sistema imunológico, auxilia na absorção de ferro dos alimentos, fortalece capilares e tecidos conjuntivos e, com isso, mantém a integridade de ossos, dentes, tendões e ligamentos.
• Melhora a digestão quando consumido durante ou após as refeições, pois estimula o bom funcionamento do fígado e vesícula biliar.
• Como melhora o sistema imune, é coadjuvante nas gripes e resfriados.

Com todos estes atributos, o limão pode ser azedo no gosto, mas doce para a saúde.

18 comentários sobre “AS MARAVILHAS DO LIMÃO

  1. Leila Gomes

    Lu,

    Realmente um doce remédio. Vou aumentar o consumo em prol dos benefícios elencados no artigo.

    Grande abraço,

    Leila

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Leila

      Sem falar que aí existe em grande abundância. Muitas vezes o remédio encontra-se no nosso quintal.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Tina

    Olá querida Lu,

    Adorei a matéria sobre o limão, eu já sabia do poder dessa fruta, mas nem tanto assim! Sempre ouvi dizer que, se tomar demais, afina o sangue, isso é verdade ou mito?

    Um abraço

    Tina

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Tina

      O limão é uma dessas maravilhas da natureza, mas que passa despercebido para muita gente. Também já ouvi dizer que afina o sangue, mas não sei se é realidade ou mito. Vou procurar saber.

      Muito obrigada por sua presença no blog e comentário. Volte sempre.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  3. Rui

    Olá amiga, Lu
    Exelente artigo,como sempre, o Dr. Telmo com seus belos textos. Eu sabia que o ácido do limão é muito saudável, mas não sabia que é bom em tantas coisas. Como tenho um problema no figado, não o posso consumir. Falando com a minha médica, ela me aconselhou a subsituir por kiwi, pois é assim que ponho meu intestino a funcionar, pois preciso de ácido para o meu sangue. Com minha mãe e sempre me aconsenhando com a minha médica, faço da minha cozinha a minha farmácia.

    Abraços

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      A coisa mais inteligente é fazer de nossa cozinha a famácia. Quem ingere alimentos nutritivos fica cada vez mais distante dos medicamentos. Uma folha ótima para você é a de beterraba. Trata-se de uma maravilha que poucos consomem.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  4. Adevaldo

    Lu,

    Que maravilhas os efeitos do limão. Agora vou aumentar o seu uso. Há pessoas que passam limão até na sola dos pés. Não sei qual o efeito esperado. Agora aqui para nós: Uma caipirinha, com pinga do Jequitinhonha, tem seu lugar.

    Abraços,

    Devas

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Devas

      As pessoas passam limão no pé para combater o xulé (com rima e tudo). Eu também adoro uma caipirinha. Humm!

      Abraços,

      Lu

      Responder
  5. Matê

    Ótimo artigo. Sempre me lembro de ter em casa o limão. Além disso, as formigas não gostam dele.E é bom para ajudar na limpeza em geral. Quer coisa mais gostosa que uma caipirinha?

    Abraços
    Matê

    Responder
  6. Cris Lacerda

    Lu… muito instrutivo o artigo. Saiba que já faço uso quase diariamente do limão em jejum e, principalmente, quando não me sinto bem por algum motivo. Sempre tomo limão espremido em 1 copo dágua (seja a que hora for).

    Deixo aqui também uma ótima receita que faço quase todos os dias: bater no liquidificador 1 jiló (sem o cabinho, cortado) + 1 limão em pedaços (retira a casca e a pele branquinha). Pode colocar gelo e algumas gotinhas de adoçante ou o açúcar que quiser (mascavo ou demerara) mas é só um pouquinho! Eu uso adoçante (4 gotinhas). Ao lerem podem achar que é ruim por causa do jiló, mas GARANTO que não é. Parece com a limonada suíça… com gelo então… hummm… delícia!

    O jiló emagrece, e ainda é ótimo para a boa saúde do fígado, pois elimina a gordura acumulada. O jiló é composto por 90% de água, rico em fibras e de baixo teor calórico. Dá a sensação de saciedade. Emagrece. E muitas pessoas já estão me dizendo que eu emagreci.

    Quando eu tomo parece que o corpo reage e uma sensação de leveza sempre acompanha. O corpo agradece! Então, bingoooo! Aproveitem!

    Abraços Lu! Saudades!!

    Cris Lacerda

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Panterinha

      Achei muito interessante a receita do jiló com o limão. Sei que muita gente irá copiá-la, porque é muito fácil e traz muitos benefícios à saúde. Às vezes temos coisas tão fáceis perto de nós e nem damos conta. Também irei fazer, pois adoro essas coisas naturais. Agradeço a receita. Sempre que tiver coisas interessantes assim, repasse para nós.
      Também estou com saudades!

      Um grande beijo,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *