Filme – AVATAR

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

avat    avata

Avatar é uma metáfora sobre como a humanidade trata o lugar onde vive. (J.Cameron)

Há cerca de doze anos, James Cameron maravilhou o mundo com o seu filme Titanic, acumulando a maior bilheteria e, consequentemente, a maior arrecadação da história do cinema. Sem falar nas cobiçadas estatuetas (11) que levou, também liderando o ranking dos filmes mais premiados de Hollywood.

No período de doze anos, espaço entre Titanic e Avatar, não houve grandes reboliços no mundo cinematográfico, a não ser pelo filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), dirigido pelo cineasta Peter Jackson. O filme é a parte final da trilogia épica, dirigida pelo mesmo diretor, que também abocanhou 11 Oscars, igualando ao Titanic, mas ficando abaixo na bilheteria. O cineasta JC volta, doze anos depois, surpreendo com o seu novo filme Avatar (2009).

Segundo o hinduísmo, “avatar” é uma manifestação corporal de um ser imortal, a reencarnação de um deus. A palavra deriva do sâncrito “avatãra” que significa “descida”. Vishnu, o deus hindu, possuía 10 avatares, dentre eles Krishna, Buda e Rama.

Avatar acabou por superar Titanic. É o maior filme da história das bilheterias, em todo o mundo. E, não resta a menor dúvida, de que levará muitas estatuetas na premiação do próximo Oscar.

Muita gente está curiosa para saber o que leva Avatar a ganhar tantos créditos. Não resta dúvida, de que o nome do diretor de Titanic, James Cameron, pesa. Mas, em hipótese alguma, poderia ser só isso. Estamos cansados de ver diretores com obras brilhantes afundarem-se em outras.

Avatar é um filme de guerra e ação, que se passa no planeta Pandora, no futuro (2154), onde os humanos vão meter a sua colher, em busca de riquezas minerais. Até aí, não existe nada de diferente de outros filmes já vistos. As semelhanças acabam, quando se tem que buscar uma maneira de fazer os humanos viverem ali, uma vez que a atmosfera de Pandora é mortal para eles, e se apossarem das riquezas do planeta estranho.

Para vencer tal barreira, os terráqueos são programados pra se transformar em avataris, ou seja, cópias dos seres, que vivem no planeta, conhecidos como Na`vi. E, é na convivência entre avataris e os habitantes de Pandora, na luta pelas riquezas do planeta, que se desenvolve toda a trama.

Avatar não é um filme especial por sua trama, que não apresenta grandes novidades, mas pelo esmero de sua produção (efeitos especiais, design, criatividade, etc). Quem for ao cinema, em busca de um enredo especial, perde o seu tempo. Mas, quem se amarra em tecnologia de última geração, tem em Avatar um prato feito. É uma revolução de efeitos especiais jamais vista na história do cinema. A história contada em terceira dimensão é imperdível.

Os personagens de JC são de um azul brilhante, falam uma língua estranha (criada pelo próprio cineasta) e moram numa árvore gigante. Possuem crenças e costumes bem diferentes dos nossos. São criaturas belíssimas, indescritíveis.

A criação do planeta Pandora é fantástica. É um cenário impossível de ser imaginado. Tudo ali é diferente, sem qualquer ligação com aquilo que conhecemos: monstros estranhos, plantas que brilham durante a noite, árvores com sementes voadoras, montanhas que flutuam (vivendo numa perfeita simbiose com os humanóides). Sem falar que, ao ver o filme em 3D, o telespectador passa a fazer parte desse mundo inconcebível. É preciso muito cuidado, para não tentar interagir com o cenário, na tentativa de trazer umas sementinhas para casa (risos).

E fala sobre sua possível sequência se obtiver sucesso nas bilheterias:

“O roteiro do próximo filme deve falar sobre a riqueza do planeta que mostraremos, e como ela pode se esgotar de uma hora para a outra…” .

Algumas informações sobre o filme:

• Inicialmente, chamava-se ‘Project 880’.

• O avanço tecnológico visto na trilogia de O Senhor dos Anéis deu incentivo para que JC pusesse seu projeto em prática.

• É o primeiro filme a ser exibido com tecnologia 3D legendado.

• Possui 40% de suas cenas gravadas com atores reais e 60% criadas em Computação Gráfica.

• Cerca de 60% do filme é feito em computador, usando as modernas técnicas de captura de movimentos, animação gráfica, etc.

• Nem todo cinema passa possui tela 3 D. Alguns cinemas passarão o filme em tela 2D.

• Não pode ser visto em casa, na terceira dimensão.

• Possui cerca de 2 horas e 40 minutos de projeção.

• O filme está disponível em cópias legendadas e dubladas.

• Música tema do filme: http://www.cinepop.com.br/noticias2/avatar_134.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *