Lorenzo Lotto – A ANUNCIAÇÃO

Autoria de LuDiasBH

alma12

A Anunciação aqui apresentada é uma das mais belas criações do veneziano Lorenzo Lotto, que mostra uma cena bem diferente das que comumente são vistas sobre a visita do anjo mensageiro à Virgem Maria.

Na composição, Maria não se encontra de frente para o anjo, mas de costas, ajoelhada sobre seu genuflexório, com as mãos num gestual de espanto. A sensação que o observador tem é de que, ao receber a notícia do anjo anunciador, ela se virou surpresa.

Um livro sobre o genuflexório leva a crer que a Virgem estava ali a rezar, quando o anjo apareceu. Suas vestes,  um comprido e rodado vestido vermelho sobre o qual desce um manto azul, são singelas, sendo possível observar um de seus pés descalços.

O anjo também se apresenta modestamente, usando uma túnica azul, presa na cintura. Tem asas escuras e seus braços estão nus. Está ajoelhado sobre a perna direita, enquanto a esquerda, dobrada, serve de apoio para a mão que segura o ramo de lírios brancos, símbolo da virgindade de Maria. Seus cabelos esvoaçantes são dourados e a pele é muito alva.

Em cima, no lado superior direito da pintura, fora do ambiente onde se encontram Maria e o mensageiro, circundado por uma imponente nuvem, Deus Pai aponta as mãos para a Virgem Maria, como se ratificasse o aviso do anjo e a abençoasse.

O ambiente, onde se passa a cena, é sóbrio e, possivelmente, representa o quarto da Virgem. Uma porta conduz a uma sacada, de onde é possível ver uma paisagem com muitas árvores. O mais espetacular na pintura é a presença de um gatinho fujão, que se mostra assustado com a chegada do anjo. O animalzinho marca o centro figurativo da composição.

Ficha técnica:
Data: c. 1534
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 166 x 114
Localização: Pinacoteca Comunale, Recanati, Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *