SIMBOLOGIA DAS CORES

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

simcor

Quando o homem tomou consciência da importância das cores na psique humana, começou a usá-las como estímulos para atingir determinados objetivos. De modo que a cor, que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas. Vejamos alguns exemplos de cores e suas simbologias:

Vermelho: é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor e o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder, a força, a energia, a liderança, a masculinidade, o perigo, o fogo e a raiva.
Vermelho escuro: significa elegância, requinte e liderança.
Azul: é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e a sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.
Azul escuro: é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto, é uma cor que se associa a certa falta de coragem ou monotonia.
Azul claro: significa harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, tranquilidade, compreensão, frescor, liberdade e saúde.
Ciano: significa tranquilidade, paz, sossego, limpeza e frescor.
Verde: significa vigor, juventude, frescor, esperança, calma, natureza, primavera, fertilidade, boa sorte e esperança.
Verde escuro: está associado ao masculino, simboliza tudo o que é viril.
Verde claro: significa contentamento e proteção.
Roxo: significa tristeza, riqueza, prosperidade, nobreza, respeito, concentração, otimismo, idealismo, riqueza (ouro) e dinheiro.
Magenta: significa luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade e desejo.
Violeta: significa espiritualidade, intuição, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência e dor.
Amarela: transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associada à prosperidade. É também uma cor energética e ativa que transmite otimismo.
Alaranjado: representa energia, criatividade, movimento, entusiasmo, equilíbrio, espontaneidade e ludismo.
Bege: transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.
Cinza: pode simbolizar o medo ou a depressão, mas também transmite estabilidade, sucesso, qualidade, elegância, humildade, respeito, reverência e sutileza.
Branco: significa pureza, calma, inocência, reverência, paz, simplicidade, rendição, união. Também está associado ao frio e à limpeza.
Preto: está associado à ideia de morte, luto, terror ou azar, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade, poder, modernidade, formalidade, medo e anonimato.
Marrom ou castanho: é a cor da Terra. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está associada ao conforto, à estabilidade, à resistência e à simplicidade.
Prateado ou cor prata: associada ao moderno, às novas tecnologias e à inovação.
Dourado ou cor ouro: associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.
Salmão: associada à felicidade e à harmonia.
Rosa: significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
Rosa claro: está associada ao feminino. Remete para algo carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associada à compaixão.
Castanho: significa solidez, segurança, natureza, rusticidade, estabilidade e peso.

Nota:  Obra do russo Leonid Afremov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *