Vicente do Rego Monteiro – MADONA E MENINO

Autoria de LuDiasBH

mademen

A composição Madona e Menino (Maternidade Indígena), também conhecida como Nossa Senhora do Brasil, é uma obra do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro. O artista funde, na mesma tela, paganismo e cristianismo, ao mesclar a Madona e o Menino Jesus, do cristianismo, com os ídolos da arte marajoara.

O pintor faz uso da geometria para compor seu trabalho. A mãe assim pode ser descrita:

  • corpo retangurlar;
  • abdômen arredondado;
  • e seios, antebraços e patelas em esferas.

As mãos juntas e os dedos compridos da madona situam-se no centro da pintura, dividindo-a ao meio. Unidos e formados por linhas retas, os dedos assemelham-se a uma grade. A postura da mãe é ereta. Seus cabelos estão presos para trás. Seus traços fisionômicos são apequenados. As orelhas enormes estão enfeitadas com adornos similares aos dos índios botocudos. Ela se encontra de frente para o observador, como se o fitasse. Possui quadris largos e arredondados. No colo traz sua criança. Seu assento, disposto a partir da metade dos quadris, é delimitado por uma linha horizontal.

O Menino Jesus, nu, está assentado no colo da mãe. Traz os braços abertos, levantados, e as pernas também abertas. Seu corpo rechonchudo toma a forma de um X. Está cingido pelos braços e mãos da madona, que se postam abaixo de seus braços e acima do umbigo. Os traços do rosto também são apequenados. Suas patelas são definidas por círculos dentro de faixas curvas. Tem os pezinhos e joelhos acima dos da mãe. É possível visualizar as dobrinhas de sua pele. Ao contrário da mãe, seu rostinho esférico brota diretamente de seu tronco.

A luz, que é projetada sobre as duas figuras, advém do canto inferior direito da tela, pois, deste lado, a claridade é mais intensa nas figuras, sendo que o lado esquerdo está coberto por sombras. A luz é responsável por repassar a sensação de relevo e também de volume. O fundo escuro da tela, ainda que diminuto, põe as figuras em maior evidência.

Ficha técnica
Ano: 1924
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 250 x 104 cm
Localização: Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, Brasil.

Fontes de pesquisa
Vicente do Rego Monteiro/ Coleção Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *