O sistema imunológico é o responsável pelo combate a microrganismos invasores. Ele também é responsável pela “limpeza” do organismo, retirando as células mortas, renovando determinados tecidos, rejeitando enxertos, etc. Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem em nosso corpo. Essas células, se não forem removidas, podem dar origem aos tumores.
Nosso organismo também possui barreiras naturais, como a da pele, a saliva, o ácido clorídrico do estômago, o pH da vagina, a cera do ouvido externo, muco presente em todas as mucosas e no trato respiratório, peristaltismo, flora intestinal etc. Todas essas barreiras ajudam a impedir a entrada de microrganismos invasores.
Existem hábitos que certamente fortalecem o nosso sistema imunológico, como: exercícios físicos que estimulam a liberação de determinados hormônios capazes de otimizar a função imune; controle do estresse, fazendo coisas de que se gosta, aprendendo a aliviar as tensões, etc. O estresse crônico, já abordado neste blog, libera hormônios como o cortisol, que provocam um enfraquecimento brutal em nossa imunidade. Bons alimentos vão ajudar a fortalecer o corpo contra microrganismos causadores de doenças.
A alimentação é imprescindível para uma ótima saúde, e isto inclui também as nossas defesas naturais. Podemos destacar alguns alimentos:
- iogurtes e leite fermentados, que contém os lactobacilos produtores de gamainterferon e imuniglobulinas (primeira linha de defesa em nível intestinal);
- alho, que contém alicina, substância de grande auxílio para uma resposta imunológica adequada;
- shitake, cogumelo comestível que também ajuda na prevenção de tumores;
- cenoura, que contém betacaroteno, pigmento antioxidante potente;
- gengibre, anti-inflamatório natural (reduz os processos inflamatórios e a dor);
- mel, que tem ação bactericida e antissépticos (atua como um antibiótico natural em infecções leves).
- Um estudo publicado, pela Universidade de Harvard, sobre alimentos que ajudam a saúde e o funcionamento do sistema imunológico estimulou a equipe de um jornal italiano a questionar especialistas sobre quais são, verdadeiramente, os fatores que melhoram as defesas do nosso organismo. A resposta obtida foi uma fórmula numérica: 0-5-30, receita do imunologista Alberto Mantovani, da Universidade de Milão:
- Zero cigarro,
- cinco porções de frutas e verduras ao dia e
- trinta minutos de exercícios físicos diários
Pessoas que têm infecções de repetição, como infecções urinárias, candidíases, alergias diversas, etc, podem se beneficiar dos conselhos acima. Uma maneira saudável de repor nutrientes que melhoram nossas defesas é usar um suco verde, que particularmente saboreio diariamente pela manhã. É composto de suco de laranja, couve, hortelã, cenoura, gengibre, maçã e castanha do Pará. Este suco é rico em subâtancias antioxidantes, ferro, zinco, selênio e diversas vitaminas. Confere boa disposição logo pela manhã e prepara o corpo para o inicio de um dia de trabalho.
Propriedades deste suco verde:
- Desintoxica o organismo
- Otimiza o sistema imunológico
- Reduz a Pressão arterial
- Auxilia no controle de peso
- Melhora a circulação sanguínea
- Evita osteoporose
- Auxilia no controle de doenças cardiovasculares
- Melhora o funcionamento intestinal
- Melhora a contração muscular
- Evita a fadiga muscular
- Evita dores de cabeça
- Diminui a TPM
Receita
2 a 3 cubos de couve com hortelã *
1 maçã vermelha
1 pedaço de aproximadamente 2 cm de gengibre
¼ de cenoura
Suco de laranja( +/_ 150ml)
1 castanha do Pará
Bata tudo no liquidificador.
*DICA:
Bata no liquidificador o proporcional de couve com hortelã, ou seja dois molhos de couve (não jogue os talos fora) com dois molhos de hortelã. Acrescente o mínimo de água possível, somente para formar uma papa grossa. Coloque em formas de gelo e congele. Ao preparar o suco, inclua os cubos verdes congelados. É mais prático e não perde os nutrientes.
Nota: Imagem do texto copiada de www.doutoraelaine.com.br
Views: 1
Excelentes dicas! Vou introduzir este suco na minha alimentação. Senti falta do limão e de suas propriedades alcalinizantes. Podemos substituir a laranja pelo limão ou adicioná-lo à receita?
Cris
Eu adicionei o limão, sem retirar a laranja. Depois me conte se gostou do resultado.
Beijos,
Lu
O doutor Telmo é sempre muito didático em suas explicações. Gosto muito de ler seus artigos.
Manoel