Autoria de Lu Dias Carvalho
O mundo da arte é incomum e fascinante. Podemos viajar através dele por todas as épocas da história da humanidade — desde o alvorecer dos povos pré-históricos até os nossos dias —, pois ele está em permanente movimento. Para que possamos melhor entendê-lo, os estudiosos do assunto dividiram-no em períodos e estilos, pois, assim, será possível compreendermos como cada obra está correlacionada ao que aconteceu antes, porque há sempre uma diferença, por menor que seja, entre os artistas de um tempo e aqueles que vieram antes ou depois deles, pois a maneira como um estilo de arte origina-se, tem a ver com os fatos históricos de seu tempo.
Na Antiguidade a palavra “arte” estava ligada à habilidade e à perícia que certas pessoas possuíam para criar um objeto ou exercer certa atividade (pedreiro, carpinteiro, barbeiro, ourives, pintor, poeta, etc.), mas no século XV, durante o Renascimento italiano (assunto que ainda iremos aprender), a arte voltada para a produção de coisas necessárias passou a ser chamada de “ofício” e a palavra “arte”, durante muitos séculos, passou a indicar apenas as chamadas belas-artes, cuja finalidade era meramente estética. A pintura, a escultura e a arquitetura eram as formas de arte que mais se destacavam no campo das artes visuais e figurativas.
É sempre importante contextualizarmos um estilo de arte, uma obra e seu criador, ou seja, verificarmos a época em que surgiram. Ao analisarmos o contexto histórico, obtemos uma melhor compreensão dos propósitos do artista no que diz respeito à sua criação, ou seja, o porquê de ele a ter criado assim e não de outro jeito. Será também possível percebermos que as mudanças ocorridas na arte ao longo dos tempos possuem pontos positivos, mas sem nos esquecermos de que cada avanço numa direção supõe também uma perda em outra, o que é natural, sendo por isso que vemos a retomada de certas características de um estilo em outro.
A arte não deve ser algo que se coloca além de nossas possibilidades, dizendo respeito apenas a um pequeno número de privilegiados. Ela é feita por homens e mulheres das mais diferentes classes sociais e origens e, portanto, deve ser direcionada a toda a humanidade. Ao nela nos inserirmos, estaremos conhecendo e descobrindo coisas novas. Ao aguçarmos a nossa observação, estaremos ampliando os nossos horizontes, criando uma comunhão entre a obra do artista e nós que a observamos. O conhecimento artístico também muda a nossa própria vida, ensina-nos a olhar o mundo de uma forma diferente, a ser menos arrogante e mais humilde diante da vida.
Sabe-se que nos países menos desenvolvidos — como o Brasil — a arte fica restrita a uma pequena elite, bem distante das massas. Por sua vez, os livros relativos ao tema possuem preços exorbitantes, sendo que a maioria deles carrega uma linguagem técnica inacessível às pessoas comuns, assim como são caros os outros meios responsáveis por difundirem a arte (cinema, museus, exposições, etc.). Isto, porém, não pode ser uma justificativa para vivermos alienados, como se não fôssemos uma peça desta engrenagem chamada vida. Daí o meu convite a todos os interessados para participarem deste nosso curso. Chamem mais pessoas. Vamos dividir conhecimento!
É por conhecer os entraves que impedem que indivíduos com menor poder aquisitivo (a imensa maioria da população mundial) adentrem neste mundo arrebatante e quase sobrenatural da arte é que me propus repartir com vocês um pouco das informações que possuo sobre o assunto, usando uma linguagem bem simples, desprovida de tecnicismos, até mesmo porque sou apenas uma mera pesquisadora, apaixonada pelo mundo encantado da arte. Seria arrogância minha querer impressionar os meus leitores, quando o meu único objetivo é informá-los, ou seja, dividir com eles o que venho aprendendo através de minhas pesquisas.
Segundo o Prof. E. H. Gombrich em um dos livros mais famosos e populares publicados sobre arte — A História da Arte — e no qual me basearei para fazer os artigos inerentes às nossas aulas, “Nada existe realmente que se possa dar o nome de arte. Existem somente artistas”, ou seja, a arte pode significar coisas diferentes em tempos e lugares distintos. O que pode parecer artístico para uns, pode não representar absolutamente nada para outros, isto porque existe uma infinidade de fatores que influenciam o nosso deleite ou desagrado diante de algo, o que veremos no desenrolar de nossas aulas.
Sejam todos bem-vindos à nossa primeira aula!
Atenção:
- Não deixe de criar uma pasta em seu celular ou notebook ou mesmo uma pastinha física para guardar suas aulas impressas. Para fixar o assunto, serão deixadas questões ao final de cada texto, algumas vezes acompanhadas de links (obras ou biografia dos artistas estudados) que deverão ser acessados.
- As respostas não são para ser enviadas, mas para maior compreensão do assunto.
- Caso haja dúvidas deixe a sua pergunta em “comentários”.
- Qualquer comentário deverá ser deixado na página do texto/aula.
- Clique sempre nas gravuras ilustrativas para ampliá-las.
Exercício
1. Por que você acha importante o estudo da “História da Arte”?
2. O que significa “contextualizar uma obra de arte”?
2. A que se referia a palavra “arte” na Antiguidade?
Ilustração: Interior com Mulher Descascando Maças, 1663/ obra de Pieter Hooch.
Fonte de pesquisa
A História da Arte / Prof. E. H. Gombrich
Views: 130
Lu
É muito interessante o curso história da arte.
Lu
Amei esta aula! Acho muito importante ter a oportunidade de me aprofundar no muno da Arte.
Ana Cristina
Agradeço a sua visita e comentário. Será um prazer tê-la como aluna.
Beijo no coração,
Lu
Querida Lu
Tenho seguido suas preciosas aulas, repetidas vezes, com muita alegria e gratidão por você ter essa disposição pra divulgar a Arte. Meus 90 anos agradecem por essa oportunidade. Com muita admiração pelo que você faz, com conhecimento e refinamento, o abraço de sua admiradora de sempre.
Irene
O seu comentário chegou em boa hora, pois estava insatisfeita com uma compra que fiz pela internet e que não chegou conforme o pedido feito, tendo que dar início àquele chato processo de troca. Suas palavras, carinhosas como sempre, banharam a minha alma, deixando-me imensamente feliz. A grande admiradora aqui sou eu, pois você possui o espírito mais jovem que conheço, encontrando-se entre os meus leitores mais diletos.
Um beijo no coração,
Lu
Que presente ter descoberto o seu blog e suas aulas! Gratidão IMENSA. Animada para esta aventura!!
Fernanda
Sou eu quem se alegra com tão encantadora visita e participação.
Este curso tem por objetivo aliviar a vida de todos nós neste período tão sofrido de pandemia. Contar com a sua presença será um grande estímulo para mim. Você poderá seguir as aulas no tempo livre de que dispuser, embora já nos encontremos na aula de nº 51. Vou lhe enviar o link das aulas já vistas.
Um grande beijo,
Lu
Que linda! Encantadora é a sua disponibilidade em escrever as aulas. Seguirei acompanhando, sim. Me sinto como a protagonista do Clássico “O mundo de Sofia”.
Um abração,
Nanda
Nanda
Eu também me senti encantada ao ler “O Mundo de Sofia”. Que forma interessante de ensinar filosofia! Espero que você goste pelo menos um tiquitinho do meu trabalho, totalmente desprovido de tecnicismos. A linguagem bem simples tem por objetivo atingir todos que buscam conhecer um pouco sobre arte, pois essa deveria ser acessível a todas as pessoas. Aqui no Brasil isso é impossível, uma vez que tudo é muito caro no campo artístico, a começar pelos livros. Sinto-me feliz com a sua participação. Você é muito fofinha!
Beijos,
Lu
Lu
Costumo dizer que a arte é um bom motivo para arrancar os entraves da mente, fugir da escuridão e definitivamente desfrutar os prazeres do mundo inteligível (fazendo aí uma menção honrosa a Platão em sua Alegoria da Caverna).
José Eduardo
Nada como a arte para descortinar à nossa frente um mundo novo, capaz de nos levar a uma reflexão mais profunda sobre os acontecimentos que envolveram (e envolvem) a história da humanidade.
É muito bom ter você conosco!
Abraços,
Lu
Lu
Nunca tive a oportunidade de aprender sobre arte. É uma honra adquirir com você conhecimentos tão relevantes. Maravilhoso! Está acendendo uma luz na escuridão. Parabéns pela brilhante ideia.
Abraços
Marinalva
Estou muito feliz com a sua presença no nosso curso. Tenho a certeza de que irá aprender muito sobre arte.
Abraços,
Lu
LuDias,
Nobre iniciativa!
Blog lindo, limpo, conciso, preciso. Parabéns! E obrigada!
Aparecida Parlato
É um prazer receber sua visita e comentário. Alegria maior ainda é saber que fará parte de nosso Curso de Arte. Seja bem-vinda!
Abraços,
Lu
Lu
Gostei muito deste primeiro texto.
Sei que vou tirar todas as minhas dúvidas sobre “arte” e destrinchar os estilos, coisa que nunca consegui entender. Parabéns pela iniciativa!
Moá
Moá
Você irá conseguir entender o emaranhado de estilos e muito mais. Agradeço muitíssimo o seu apoio e presença.
Beijos,
Lu
Lu
Ótima iniciativa, gostei bastante da primeira aula. É importante que possamos estar sempre compartilhando conhecimento.
Gratidão pela oportunidade.
Júlia
Estou muito contente com a sua participação, pois você é uma garota muito especial. Parabéns pelo trabalho social que desenvolve.
Abraços,
Lu
Lu
Obrigada pelo seu contributo cultural aos amigos.
Abraços
Leila
Leila
Sou eu que agradeço a sua presença sempre querida.
Beijos,
Lu
Muito importante essa iniciativa. Parabéns! Acessibilidade à arte e cultura é a chave da libertação mental do povo.
Gostaria de saber sua opinião a respeito da arte nos dias atuais. Como mencionou no texto, a arte foi bastante marcada e definida pelo período em que ela foi criada, é possível até mesmo especularmos o período da criação de acordo com o estilo. Atualmente, com a fácil circulação de pessoas e informação pelo mundo, principalmente com a internet, como definir o estilo?
Que momento da arte estamos vivendo?
Marcos Cruz
Pelo que posso perceber através de suas perguntas, seu conhecimento de arte está bem acima do de muitos dos nossos alunos. Não vou lhe responder agora para não confundi-los, mas tenha a certeza de que isso irá acontecendo no decorrer das aulas. Todas as suas perguntas serão respondidas.
Apenas quero dizer-lhe que o século XX foi profícuo em estilos, e agora no século XXI temos muitos acontecendo, mas o de maior destaque é o que diz respeito à arte figurativa, não como a vimos antes em outros estilos.
Será um grande prazer contar com a sua presença.
Abraços,
Lu
Lu
É muito importante para todos nós conhecermos um pouco sobre a História da Arte, o que nos ajuda a entender como era a vida das pessoas em determinado momento da história da civilização da humanidade.
Sabemos que a humanidade sempre viveu e vive através de referências para se espelhar e os símbolos têm um papel crucial na vida de todos.
Tudo precisa de uma representação simbólica, quer seja na política, na economia, no social e principalmente nas religiões, onde cada cultura tem seu representante. Assim, a arte é uma forma simbólica de caracterizar como pensava e vivia um povo em determinada época da história humana.
Hernando
Você referenda com muita propriedade a importância de estudarmos a História da Arte. Estou feliz por contar com a sua participação.
Abraços,
Lu
Lu
Que bom compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas.
Vem muita coisa boa por aí.
Matê
Maravilhoso mesmo é contar com a sua presença sempre tão querida.
Beijos,
Lu
Prezada Lu Dias
Parabéns pela iniciativa de nos auxiliar com a História da Arte, porém, nessa época que vivemos de Mídias Sociais, já pensou em fazer isso no YouTube? Que tal?
Abração
Mário
Cogitei, sim, mas conversando com amigos cheguei à conclusão de que dar o curso através do blogue seria bem mais produtivo em vários sentidos e também me livrava da obrigação de fazer gravações, o que toma um tempo considerável do youtuber, além das detestáveis propagandas, o que nunca aceitei no blogue, mesmo me pagando por elas. Além do blogue, ainda estou preparando três livros e faço revisão para autores. Por enquanto meu tempo é escasso.
Amiguinho, meu companheiro das primeiras horas, a sua presença será muito honrosa para mim no curso. Certo?
Abraços,
Lu
Lu Dias
Pode contar comigo no curso de História da Arte.
Mário
Será um grande prazer contar com a sua presença querida.
Abraços,
Lu
Lu
Parabéns pela iniciativa. Estou dentro. Tenho curiosidade de conhecer a “história da humanidade” com suas transformações políticas e sociais interligada com as mudanças de estilos da “arte”.
Abraço,
Devas
Devas
Que maravilha contar com a sua presença. É exatamente isso que iremos aprender. Verá como a arte é resultante, também, das transformações políticas e sociais. Cada estilo novo que aparece é, de certa forma, uma reação ao anterior e aos acontecimentos históricos. Quanto mais estudo sobre a arte, mais me encanto e compreendo melhor o mundo.
Abraços,
Lu
Lu
Excelente iniciativa! Buscar o conhecimento da arte significa ir em busca do conhecimento de si mesmo, abrindo janelas para emoções latentes ou adormecidas! Fico me questionando, quando em uma exposição de arte moderna em um dado Parque Zoobotânico, colocaram um imenso barco pendurado em um dos galhos de uma gigantesca sumaumeira. Quando questionei e disse ao autor: estão desrespeitando o verdadeiro monumento: a árvore! Vou tentar rever esta minha crítica no decorrer deste curso.
Valeu!
Messias
Quero primeiro agradecer a sua participação. Como escreveu “Buscar o conhecimento da arte significa ir em busca do conhecimento de si mesmo, abrindo janelas para emoções latentes ou adormecidas!”. E eu acrescentaria: é conhecer também um pouco da história da humanidade. Quanto à obra de que fala, vou deixar que descubra sua importância através de nosso curso. Já estou curiosa para que isso aconteça.
Abraços,
Lu
Olá, Lu,
Obrigada pelo convite, eu vou acessar algumas das aulas.
Abraços
Rosa
Rosa
Será um grande prazer contar com a sua presença. Você é muito especial. Sei que irá gostar e acessar todas as aulas.
Beijos,
Lu