Teste – A ARTE ABSTRATA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

A Arte Abstrata surgiu em meio a um clima artístico e filosófico complexo. Existia um sentimento de que os valores da sociedade ocidental eram vazios, de que o progresso científico era ilusório e que o sistema capitalista era essencialmente auto destrutivo, apesar das riquezas e prosperidades trazidas, pois tirava bem mais do que oferecia. Os artistas buscam nova inspiração para a arte fora da sociedade ocidental. E, por isso, passaram a estudar as religiões ocidentais, as crenças religiosas como a teosofia, a arte do Oriente e da África negra e da Polinésia.

  1. A Arte Abstrata surgiu em meio a um clima artístico e filosófico muito complexo. Existia um sentimento de que…Todas as alternativas referentes ao assunto estão corretas, exceto:

    1. os valores da sociedade ocidental eram vazios.
    2. o sistema capitalista dava mais do que tirava.
    3. o progresso científico era uma ilusão.
    4. o sistema capitalista era autodestrutivo.

  2. O maior salto na arte aconteceu quando houve a eliminação ——–, suprimindo toda e qualquer referência ao mundo de objetos reconhecíveis.

    1. do tema
    2. das cores
    3. do contorno
    4. da forma

  3. Ainda que as ideias abstratas ganhassem vida no início do século XX, quando se buscava uma arte sem tema, as ideias abstratas não eram totalmente novas, uma vez que ——————— em 1830 já mostrava sinais da arte abstracionista em suas composições de paisagens terrestres e marinhas.

    1. Vincent van Gogh
    2. Paul Gauguin
    3. Claude Monet
    4. M. W. Turner

  4. Os pintores Wassily Kandinsky, Kasimir Malevitch, Constantin Brancusi e Piet Mondrian, ao buscarem o estilo abstrato, tinham como objetivo adquirir um forte conjunto de ideais…

    1. anárquicos com a finalidade de reverter os valores morais.
    2. materialistas em oposição à excessiva valorização da espiritualidade.
    3. espirituais em oposição aos valores materiais da sociedade da época.
    4. liberais voltando-se para a temática sobre a liberdade.

  5. O artista russo ———————– buscava uma maneira de criar um quadro sem a presença de um objeto, mas que pudesse ser observado como algo mais, em vez de um mero desenho decorativo.

    1. Kasimir Malevitch
    2. Piet Mondrian
    3. Constantin Brancusi
    4. Wassily Kandinsky

  6. Tanto na França quanto na Inglaterra, inúmeras gerações de pintores indagavam se era necessário tornar a pintura submissa…

    1. à busca das aparências.
    2. ao poder das cores.
    3. ao poder dos estilos.
    4. à busca pela originalidade.

  7. Os pintores ————– e ———– , tidos como importantes precursores da Arte Abstrata, levaram ainda mais longe a abstração, através da análise da linha, da cor, do tom e da composição, chegando à conclusão de que era possível expressar os estados emocionais, usando apenas os meios formais.

    1. Georges Seurat e Paul Gauguin
    2. Claude Monet e Paul Cézanne
    3. Piet Mondrian e Wassaly Kandinsky
    4. Kasimir Malevitch e Constantin Brancusi

  8. Vincent van Gogh também fez uso da liberdade de cor, usando sempre aquela que julgava apropriada, embora levasse em conta…

    1. cores intensas e traços longos.
    2. a representação linear do objeto pintado.
    3. a opinião de seus colegas sobre o tema.
    4. apenas paisagens marinhas.

  9. A música foi muito importante na busca dos artistas abstracionistas, pois sabiam que os ——————– eram capazes de levar seus ouvintes a outras dimensões, sem fazer uso da representação direta da natureza.

    1. corais
    2. maestros
    3. cantores
    4. compositores

  10. A pintura poderia se uma espécie de música visual, pensava ……………… que inclusive usou a terminologia musical (composições, improvisações e impressões) para nomear muitos de seus quadros.

    1. Henri Matisse
    2. Piet Mondrian
    3. Wassily Kandinsky
    4. Nenhum deles.

    Nota:  a ilustração é uma obra de Kazimir Malevich intitulada Suprematism, 1915.

    Obs.: Reforce seus conhecimentos com artigos referentes a este estilo:
    A ARTE ABSTRATA (I)
    A ARTE ABSTRATA (II)
    Kandinsky – AMARELO, VERMELHO E AZUL
    Mondrian – MACIEIRA EM FLOR

    Gabarito
    1b / 2a / 3d / 4c / 5d / 6a / 7a / 8b / 9d / 10c

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *