OS BENEFÍCIOS DA SAUNA

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do dr. Telmo Diniz

sauna

A sauna, também chamada de banho finlandês, consiste em uma sala com um ambiente aquecido, a fim de propiciar relaxamento e promover o convívio social entre os frequentadores do recinto. Há basicamente dois tipos de saunas: a “sauna a vapor” (sauna úmida ou banho turco) e a “sauna seca”, que utiliza pedras ou outro material que é aquecido. Alguns estudos já apontam os benefícios desta prática à saúde, inclusive alguns recentes.

O grande benefício da sauna, conhecido por todos, está relacionado com o bem-estar que proporciona, ou seja, um total relaxamento muscular que elimina tensões e reduz o estresse. Porém, outros benefícios podem ser gerados por esta prática milenar, como a melhora da circulação sanguínea; alívio de dores reumáticas e da coluna; hidratação da pele e desobstrução dos poros; relaxamento da musculatura e melhora da qualidade do sono; limpeza e desobstrução das vias respiratórias; desintoxicação das impurezas do organismo; ajuda no combate a doenças do sistema respiratório, como bronquites, gripes, resfriados, sinusites etc.

Homens que vão à sauna regularmente vivem mais e têm uma saúde melhor, reduzindo os riscos de infartos, segundo um estudo realizado na Finlândia e publicado na conceituada revista americana “Jama”. O estudo, que foi realizado com 2.300 homens entre os 42 e 60 anos, ao longo de 21 anos, mostra que o risco de morte súbita por infarto é 22% menor entre aqueles que vão à sauna duas ou três vezes por semana. O risco diminuiu para 63% entre aqueles que vão de quatro a sete vezes por semana.

A frequência entre as sessões também estabelece uma diferença, de acordo com o estudo. Para os homens que ficam menos de 11 minutos dentro da sauna, o risco de morrer por uma crise cardíaca é 7% maior do que aqueles que passam entre 11 e 20 minutos. Quanto maior o tempo, menor o risco, compara a pesquisa.

Como tudo na vida, a sauna também deve ser usada de forma correta. Portanto, alguns pontos devem ser observados: o limite de permanência varia de acordo com cada pessoa. O tempo ideal recomendado está entre 15 e 20 minutos, por vez. Após o uso, é importante tomar bastante água para repor os líquidos e eletrólitos perdidos no procedimento. Evite comer ou ingerir bebida alcoólica antes da prática.

Pessoas com problemas cardíacos, pressão baixa e/ou mulheres grávidas devem consultar seu médico para as devidas orientações. Não esqueçam da toalha e dos chinelos. Ao contrário do que se pensava no passado, o choque térmico (hábito de sair da sauna e tomar uma ducha fria) não é maléfico para a saúde, pois essa vasoconstrição ajuda na normalização da temperatura corporal e na otimização da circulação periférica, além de possibilitar um maior tempo de permanência no interior da sauna, buscando assim seus benefícios terapêuticos.

Nota: obra de Fernando Botero

Views: 102

2 comentaram em “OS BENEFÍCIOS DA SAUNA

  1. Celso Corrêa

    Prezados senhores,

    Tenho feito sauna a vapor 4 vezes por semana. Em cada dia, adoto o seguinte esquema:
    – 10 min na sauna;
    – 3 min fora da sauna, para descanso;
    – volto à sauna por mais 10 min;
    – 3 min fora da sauna, para descanso; e
    – finalmente, volto à sauna por mais 10 min.
    Este procedimento está correto?

    Cordiais saudações,

    Celso Corrêa

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Celso

      Dr. Telmo diz em seu artigo que: “… o limite de permanência varia de acordo com cada pessoa. O tempo ideal recomendado está entre 15 e 20 minutos, por vez. Após o uso, é importante tomar bastante água para repor os líquidos e eletrólitos perdidos no procedimento. Evite comer ou ingerir bebida alcoólica antes da prática.”.

      Conforme afirma, você passa 30 minutos na sauna. O bom seria ficar dentro dos 20 minutos especificados pelo autor do texto, uma vez que o tempo ideal fica entre 15 e 20 minutos. O equilíbrio é sempre o melhor caminho.

      Agradeço a sua presença e comentário. Volte sempre!

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *