Autoria de Lu Dias Carvalho
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O pintor francês Nicolas Poussin escolheu Roma como sua cidade adotiva, pois era um apaixonado pelo Classicismo. Estudou as estátuas clássicas com grande entusiasmo na intenção de que o conhecimento proporcionado por elas fosse capaz de ajudá-lo a criar obras nas quais pudesse mostrar, segundo sua concepção, a inocência e a dignidade vividas nas terras de antigamente. Segundo o escritor David Gariff, “Nicolas Poussin foi o principal defensor do Classicismo na pintura barroca europeia. (…) Suas pinturas exerceram enorme influência sobre a Academia Francesa por mais de um século, onde seus seguidores tornaram-se conhecidos como ‘poussinistas’”. O artista é tido como o mais destacado pintor francês do século XVII, fundador do neoclassicismo francês. Hoje estudamos esta pintura tida como uma obra-prima desse maravilhoso mestre do Barroco italiano. Primeiramente é necessário acessar o link Poussin – UMA DANÇA PARA A MÚSICA DO TEMPO e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
- A obra em estudo contém em si um enigma intelectual, sendo voltada para:
- as emoções
- a razão
- as ilusões
- o sonho
- A composição de Poussin trata-se de um pequeno estudo sobre o destino, a condição de vida do homem e:
- o tempo
- o relógio
- as estações
- as idades
- Os quatro dançarinos (um homem e três mulheres) presentes na composição representam a Pobreza, a Riqueza, o Prazer (ou Ócio) e:
- a Esperança
- o Trabalho
- a Verdade
- a Bonança
- Os quatro estágios pelos quais normalmente passa o homem durante sua vida fugaz representam:
- a Roda da Fortuna
- a Roda de Samsara
- as Idades do Homem
- as Idades da História
- A dançarina que olha diretamente para o observador, como se o convidasse a fazer parte do grupo representa:
- a Riqueza
- a Pobreza
- o Prazer
- o Trabalho
- O dançarino que traz na cabeça uma coroa de louros e encontra-se de costas para o observador representa:
- a Riqueza
- a Pobreza
- o Prazer
- o Trabalho
- A dançarina que usa roupas simples e tem um lenço de linho a cobrir-lhe os cabelos representa:
- a Riqueza
- o Prazer
- a Pobreza
- o Trabalho
- A bailarina que traz uma coroa de pérolas que lhe enredam os cabelos representa:
- o Prazer
- a Pobreza
- o Trabalho
- a Riqueza
- O Prazer que simboliza a luxúria, o hedonismo e a ociosidade segura firmemente a mão:
- da Riqueza
- do Prazer
- da Pobreza
- do Trabalho
- O Trabalho segura a mão do Prazer e a:
- do Ócio
- da Pobreza
- do Trabalho
- da Riqueza
- Os dois personagens que se encontram descalços são a Pobreza e:
- o Trabalho
- a Pobreza
- o Prazer
- a Riqueza
- A mão esquerda da Pobreza está segura pela do Trabalho, enquanto com a mão direita ela tenta segurar a mão …………. que lhe parece fugir.
- do Prazer
- da Riqueza
- da Pobreza
- do Trabalho
- A Riqueza tem a mão direita segura pelo Prazer e hesita, com a esquerda, a segurar a mão:
- da Pobreza
- do Prazer
- da Riqueza
- do Trabalho
- 14.Um menininho nu, no canto esquerdo da composição, brinca com bolhinhas de sabão, o que enfatiza o conceito de “homo bulla” (homem bolha), ou seja, as bolhas lembram a ………………. da vida humana.
- frivolidade
- efemeridade
- individualidade
- dificuldade
- O menininho que se encontra no canto direito da composição tem na mãozinha direita ……………. que simboliza o passar do tempo.
- um destilador
- uma ampulheta
- uma bureta
- um condensador
- Uma figura alada nua e de barba e cabelos brancos toca para que o quarteto baile na dança da vida. Trata-se …………… e sua presença também representa a brevidade da vida.
- do Senhor da Vida
- do Dono de Tudo
- do deus Júpiter
- do Pai Tempo
- Todas as afirmativas sobre o pilar de pedra situado à direita da composição estão corretas, exceto:
- Trata-se do busto de Jano, ornamentado com colares de flores.
- O busto é duradouro, as flores são efêmeras, assim como o homem.
- O deus egípcio é representado em seu pedestal com duas cabeças.
- A cabeça mais jovem vê o futuro e a mais velha olha para o passado.
- No céu ………….., o deus do Sol, passa com o seu cortejo.
- Hermes
- Apolo
- Hades
- Zeus
- As Horas, fiéis servidoras do deus sol, seguem-no. Elas simbolizam ………….. que também passam, como se fossem uma dança, como a que acontece embaixo.
- as Horas
- as Estações
- o Universo
- os Planetas
- O deus sol carrega nas mãos um imenso círculo que não tem princípio e nem fim, representando:
- a Terra
- a Eternidade
- o Tempo
- o Paraíso
- À frente de Apolo e seu séquito está ……………, a deusa do amanhecer, a mostrar-lhe o caminho. Sua função é apanhar as nuvens escuras da noite e abrir a entrada da manhã. Ela espalha flores pelo caminho.
- Aurora
- Vênus
- Hera
- Héstia
- A dança desenvolve-se num movimento circular que por sua vez se encontra dentro de um:
- retângulo
- quadrado
- círculo
- triângulo
- A personagem simbolizando …………….. divide as duas figuras geométricas ao meio, ou seja, ela é a figura central da composição.
- o Prazer
- a Pobreza
- a Riqueza
- o Trabalho
- Ao colocar em evidência as quatro figuras alegóricas que, de mãos dadas dançam numa roda com os corpos voltados para fora da roda e de costas umas para as outras, o pintor destaca o conceito de que:
- Existe bastante riqueza no mundo para suprir a ambição humana.
- As condições da vida formam opostos (Pobreza x Riqueza, Trabalho x Ócio).
- Se cada um pegasse o que quer, não haveria pobreza no mundo.
- As contingências da vida jamais nos obrigam a fazer escolhas.
- A técnica usa pelo pintor na criação desta pintura é:
- óleo sobre tela
- óleo sobre madeira
- afresco
- aquarela
Gabarito
1.b / 2.a / 3.b / 4.a / 5.c / 6.d / 7.c / 8.d / 9.a / 10.b / 11.a / 12.b / 13.a / 14.b / 15.b/ 16.d / 17.c / 18.b / 19.a / 20.b / 21.a / 22.d / 23.c / 24.b / 25. a
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Muito bom!
Rafaeli
Agradeço a sua visita e participação.
Beijos,
Lu
Lu
Maravilhosa essa obra de Nicolas Poussin “UMA DANÇA PARA A MÚSICA DO TEMPO”, muito rica simbologias. Em minha opinião pode ser comparada com as obras “Primavera” e “Nascimento da Virgem” (Sandro Boticcelli) em relação à beleza visual e técnica precisa.
Na composição chamou minha atenção a suavidade dos movimentos e a utilização adequada das cores. Parece que os movimentos dos dançarinos estão em sintonia rítmica com Apolo e seu cortejo.
Adevaldo
Essa obra é magistral em todos os aspectos. Sua rica simbologia permite-nos entender as questões filosóficas que pairavam na mente do artista. Realmente tem a ver com as obras citadas por você, pois todas têm como característica principal o uso do tempo.
Abraços,
Lu