(Faça o curso gratuito de História da Arte, acessando: ÍNDICE – HISTÓRIA DA ARTE)
O período revolucionário russo produziu um grande dinamismo criativo. Os artistas — pioneiros da arte abstrata não objetiva — colocaram-se a serviço das novas mudanças, deixando de lado a influência mercadológica e dando à arte um papel social mais relevante e acessível.
- Para os artistas comprometidos com a revolução russa a influência mercadológica da arte deveria ser substituída por uma arte que tivesse…
- um papel social preponderante.
- uma melhor visão de mercado.
- apenas temas revolucionários.
- total separação do novo regime.
- As alternativas relacionadas aos artistas pioneiros desse período estão corretas, exceto:
- Colocaram-se a serviço de novas mudanças.
- Queriam um papel mais relevante para a arte social.
- Já tinham conhecimento de tendências artísticas europeias.
- Não tinha nenhuma ligação com a arte fora da Rússia.
- Artista que definiu o Suprematismo como a “supremacia do sentimento ou da percepção puros na arte criativa”:
- Liubov Popova
- Kasimir Malevich
- Vladimir Tatlin
- Alexander Rodchenko
- O …………….. foi desenvolvido de acordo com os objetivos da revolução russa.
- Regionalismo
- Construtivismo
- Sintetismo
- Raionismo
- As sementes do Construtivismo foram semeadas em 1914, quando Vladimir Tatlin conheceu o atelier de ———– em Paris.
- Salvador Dalí
- René Magritte
- Pablo Picasso
- Henri Matisse
- O artista russo acima teve a ideia de modificar os planos pintados, vistos nas obras cubistas do espanhol, por:
- materiais reais em um espaço real.
- figuras retiradas de revista.
- tintas feitas em casa.
- materiais de boa qualidade.
- O destaque dado ao uso de materiais comuns ocasionou um grande impulso na arte construtivista, levando os artistas a …
- satisfazer os objetivos do novo regime.
- baratear o custo das obras artísticas.
- fortalecer os laços com os trabalhadores.
- buscar novos temas sociais.
- O Construtivismo contou com o apoio do Partido Comunista a partir de 1919, contudo, nos anos de 1920 e 1921 o grupo de artistas responsáveis pelo movimento viu-se dividido em razão de…
- divergentes posturas políticas.
- diferentes estilos concebidos.
- brigas pela liderança da arte.
- conceitos pregados pelo regime.
- Uma parte do grupo rezava que os artistas deviam manter um envolvimento pessoal com …………….., enquanto a outra parte defendia que os artistas eram “trabalhadores intelectuais”.
- os dirigentes do partido
- o desenvolvimento industrial
- o processo criativo
- a arte de Berlim e Paris
- O fato é que alguns artistas deixaram a Rússia, enquanto outros puseram sua arte a serviço das exigências ………………. de seu país, ali permanecendo.
- das classes operárias
- econômicas e políticas
- dos mestres da pintura
- dos chefes revolucionários
Nota: a ilustração acima, intitulada Composição Suprematista: Avião Voando (1915) é uma obra do pintor russo Kasimir Malevich.
Obs.: Reforce seus conhecimentos com artigos referentes a este estilo:
A ARTE DO SUPREMATISMO E CONSTRUTIVISMO
Gabarito
1a / 2d / 3b / 4b / 5c / 6a / 7c / 8a / 9c / 10b
Views: 222
Amei a atividade, a proposta faz relação com a forma com que trabalhei.
Eliene
Agradeço a sua visita e comentário. Volte mais vezes.
Abraços,
Lu