Autoria de Lu Dias Carvalho
Eu tinha quebrado o corpo humano, agora torno a recompô-lo, a reencontrar o rosto. Além do mais, sempre utilizei a figura humana. Ela se desenvolveu lentamente em direção a uma figuração menos realista, menos esquemática. (Léger)
[…] Grandes volumes de cores sobre uma grande superfície. […] Dirigimo-nos para o futuro e o futuro coletivo. Sim, parece haver indícios sociais e artísticos de que se pode ver no horizonte um renascimento da arte mural. (Léger)
A composição Os Lazeres é uma obra do pintor normando Fernand Léger. Seu esboço foi feito em 1944, quando ele se encontrava nos Estados Unidos, mas só veio a concluir seu trabalho cinco anos depois, ao voltar daquele país, onde se refugiou durante a Segunda Guerra Mundial. Esta pintura inclui-se entre os grandes trabalhos do artista.
Neste grande painel, Léger apresenta um grupo notadamente feliz, num momento recreativo. Possivelmente refere-se ao lazer da classe trabalhadora. Na paisagem estão presentes seis simplificadas figuras humanas, com suas roupas coloridas, e duas bicicletas. Ali, tudo parece reduzir-se ao essencial: uma cerca, uma nuvem com quatro aves, rochas, flores e um enorme céu azul, que toma grande parte do espaço.
A mulher, que se encontra sentada no chão, traz uma folha de papel, na qual está escrito: “Homenagem a Louis David” (renomado pintor francês). À direita, sobre a bicicleta, uma mulher e uma criança usam roupas de acrobatas, uma referência do pintor ao Circo. Esta era a forma como Léger exaltava seu amor à vida.
Ficha técnica
Ano: 1948/49
Técnica: óleo em tela
Dimensões: 130 x 195 cm
Localização: Museu Nacional de Arte Moderna, Paris, França
Fontes de pesquisa
Gênios da Pintura/ Editora Abril Cultural
Views: 2
Lu,
Texto tocante! Obrigada por compartilhar!
Saudações
Marcela
Marcela
Como é bom encontrar você aqui! Obrigada pelo carinho,
Lu