Autoria de Lu Dias Carvalho
Muitas das pinturas de Kandinsky são tituladas como “composição”, porque o pintor via a pintura como uma forma de arte bem próxima à música, muitas vezes chamada por ele de música cromática.
Realmente não é fácil imaginar aquilo que o artista compôs numa pintura abstrata, sem um estudo anterior. Kandinsky tinha paixão pela época medieval russa, tendo se inspirado nessa fase para a composição de sua pintura acima, que apresenta uma voragem de cores, rodas e linhas.
Segundo pesquisas feitas, vamos tentar destrinchar Composição IV, também conhecida como Batalha:
• No lado superior esquerdo, dois cossacos, com seus gorros vermelhos, lutam com seus sabres violetas. Eles têm o corpo amarelo, com a metade de um contorno preto nas costas;
• abaixo de um dos cossacos estão dois barcos;
• abaixo do barco está um arco-íris;
• no meio encontra-se uma montanha azul e sobre ela um castelo;
• três cossacos, com seus chapéus vermelhos, têm suas figuras diluídas no centro da composição. Dois deles seguram imensas lanças que cortam o centro da composição em duas linhas verticais grossas e pretas, enquanto o terceiro, com longas barbas brancas, apoia-se numa espada violeta;
• à direita, estão dois amantes unidos e bem inclinados, com os corpos começando nos pés das duas lanças e quase tocando a lateral direita do quadro;
• logo acima dos amantes, sobre uma montanhas, duas outras figuras vestidas observam a cena.
Esta composição, assim como outras do artista, é dual, ou seja, a metade da esquerda simboliza o conflito e da direita simboliza a paz.
Ficha técnica
Ano: 1911
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 159,5 x 250,5 cm
Localização: Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Düsseldorf, Alemanha
Fontes de pesquisa
Kandinsky/ Folha
http://www.glyphs.com/art/kandinsky
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