A IMPORTÂNCIA DE SE TER AMIGOS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

rato123456

Diversos estudos em todo mundo têm indicado que ter amigos não apenas melhora a qualidade de vida como de fato pode fazer com que você viva mais e melhor. Ter amigos é uma arma que pode ajudar a combater doenças como a ansiedade e a depressão, além de reduzir o ritmo do envelhecimento precoce. Você aí que está gastando uma grana com livros de autoajuda pode se beneficiar, e muito, desta poderosa ferramenta: ter amigos.

Um estudo conduzido na Universidade Oxford elaborou uma pesquisa neste foco. O resultado foi que os homens, que saem ao menos duas vezes por semana, acompanhados por uns quatro amigos (não mais que isso) são mais saudáveis e generosos. O estudo também aponta que eles ainda se recuperam mais rápido das doenças. Pois é, se você implica com seu marido que ele está saindo muito com os amigos, repense. Disso pode depender o estado de saúde dele.

Outro estudo conduzido na Austrália, durante dez anos, concluiu que pessoas mais idosas com um amplo círculo de amigos tinham 22% menos chance de morrer durante o estudo, em comparação com os indivíduos com poucos amigos. Já em 2006, foram acompanhadas 3.000 enfermeiras com câncer de mama. As que não tinham amigos ou tinham poucos amigos tinham duplicada as chances de mortalidade. A amizade foi encarada como uma forma de proteção (nem mesmo o cônjuge foi associado a uma maior sobrevida).

Em um estudo que durou seis anos com mais de 700 suecos de meia-idade, ficou comprovado que a falta de amizade é tão perigosa quanto fumar, quando se trata dos riscos de sofrer um ataque cardíaco. Pessoas com menos amigos têm quase o dobro de chance de morrer de doenças do coração e são duas vezes mais propensas a contrair gripes e resfriados. Quem tem amigos tem uma função imunológica melhor. Isto confere proteção! Por isso, é importante cuidar do círculo de amizade próximo, investindo nas relações.

Diversas pesquisas sugerem que, para manter nossa saúde, devemos interagir com outras pessoas por pelo menos seis horas ao dia. Esse contato aumenta a sensação de bem-estar e diminui preocupações e o estresse. Isto também vale para as amizades no trabalho. Especialistas do MIT, nos EUA, mostraram que até mesmo pequenas doses de interação social podem causar grandes ganhos de produtividade durante o labor.

Por fim, ter amigos aumenta nosso positivismo. Foi o que revelou uma pesquisa da Universidade da Virginia, nos EUA. Alunos foram levados para uma colina íngreme com mochilas pesadas para carregarem. Depois, perguntaram a eles quão acentuado era o aclive. Os estudantes que se mantiveram perto dos amigos acreditavam que a inclinação era menor do que a realidade. Ou seja, o estudo concluiu que ter amigos a quem recorrer faz com que os problemas pareçam menores e, consequentemente, possam ser enfrentados de forma mais amena.

Nota: obra de Fernando Botero

22 comentários sobre “A IMPORTÂNCIA DE SE TER AMIGOS

  1. Rui Sofia

    Lu
    Ter amigos é muito saudável, mesmo sendo virtuais, eu tenho a sorte de te ter como uma amiga querida. Como diz no texto, amizade é vida, que haja sempre.

    Abraços

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui

      Eu também amo muito esse meu amigo portuguesinho. Ainda que um oceano separe-nos, sinto-me muito próxima a você.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  2. Patrícia

    Oi!
    Verdadeiros amigos hoje são raros. Entretanto, um bate papo descontraído e umas boas risadas é sempre muito bom, mesmo quando estamos junto a pessoas que não são os amigos.

    Um abraço

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Pat doce Pat
      Quanto mais aumenta o número de pessoas em nosso derredor, mais difícil fica encontrar verdadeiros amigos. Como você nos ensina, podemos trocar boas risadas com os conhecidos e guardar as alegrias e dores do coração para compartilhar com os amigos de verdade.

      Obrigada por seu carinho e amizade.

      Grande abraço,

      Lu

      Responder
  3. Messias

    Lu,
    Na verdade somos mamíferos gregários e sociáveis – logicamente não buscar isto é remar ao contrário da saúde e bem-estar! Salvo algumas exceções, como ocorre em toda espécie!
    Por outro lado, é melhor estar só que mal acompanhado!

    Abraços

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Messias
      Mas como somos pensantes, escolhemos os nossos amigos de acordo com as afinidades, pois antes da quantidade deve vir a qualidade da amizade. E você está certíssimo ao dizer que é melhor estar só do que mal acompanhado.

      Estamos com saudades de seus textos.

      Abraços,

      Lu

      Responder
  4. Pedro Rui

    Realmente ter amigos é saudável, mas agora temos escolher com cuidado os nossos amigos, poucos e bons.
    Lu um bom dia dos amigos para ti. Você é uma grande amiga, mesmo tendo um grande mar entre nós.
    Abraços de um amigo.

    Rui Pedro

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Rui
      Você é o meu amiguinho querido de além-mar. Penso que nem tem noção do carinho que lhe dedico. Quando fica um dia sem vir ao blog, meu coração já fica triste, querendo saber o que lhe aconteceu. Também concordo com você ao dizer que é preferível poucos, mas bons amigos.

      Agradeço de coração a sua amizade e retribuo com a minha.

      Abraços,

      Lu

      Responder
      1. Pedro Rui

        Lu, eu também tenho muito carinho por ti, pois através das tuas palavras eu sinto o carinho que vem de tua parte. Não foi por acaso que escolhi um cantinho no teu blog. Obrigado pelas palavras carinhosas que tu me dedicas. Esta amizade é para ficar cada vez mais forte. Do meu coração agradeço a tua amizade, pelo teu carinho além-mar.

        Um abraço com muito carinho.

        Rui Pedro

        Responder
  5. Janete Cardoso

    Lu Dias, li o texto, e realmente é importante e fundamental fazermos amizades, por conta dos resultados favoráveis que acontecem em nossa vida. No entanto, às vezes uma amizade para ser mantida vai depender de ambos os lados, para que juntos busquem estratégias para suprir as diferenças. Porque digo isto, é por conta de que o verdadeiro amigo, fala, orienta, discorda enfim, tem um posicionamento bastante digno, seja qual for o momento a ser vivenciado.

    Parabéns pelo seu trabalho e mais sucesso sempre. Informo que estou em contato com você através do nobre amigo Mario Mendonça pelo Facebook. Fique com Deus e mais sucesso. Beijos…

    “Sempre que desejar, mande o link de novos textos, que divulgo na minha rede”.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Janete
      Você tem toda razão quando diz que é preciso o trabalho dos dois lados para se manter uma boa amizade, pois não é fácil trabalhar com as diferenças. O ser humano tem o hábito de logo colocar o outro em escanteio, se não pensa como ele. Isso é o mais difícil de ser trabalhado.

      O Mário Mendonça é um irmãozinho muito querido. A gente já se conhece (virtualmente) faz um bocado de anos. Desde então nunca mais nos separamos. Ele é um grande propagador deste blog. Se fica sumindo, já lhe puxo a orelha.

      Jane, você poderá divulgar na sua rede tudo o que quiser aqui do blog. É uma honra para mim e um grande trabalho em prol da arte e da cultura. Fique à vontade para compartilhar. E muito obrigada por seu carinho.

      Grande abraço,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Nicolau

      Você é um amigo muito especial, cuja sabedoria nasceu do sofrimento, e, que tem muito a nos ensinar. É uma grande honra tê-lo como amigo.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Mário
      Ainda bem que somos amigos de velhos tempos.
      E essa amizade nunca falhou em momento algum.
      Você é um irmãozinho muito querido.

      Abraços,

      Lu

      Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Luiz
      E você é um amigo muito especial.
      Obrigada por fazer parte deste blog como colaborador.

      Abraços,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *