ALIMENTAÇÃO E BELEZA CORPORAL

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria do Dr. Telmo Diniz

alebeco

Retardar o envelhecimento, viver mais, com melhor saúde e boa qualidade de vida é o desejo de todos. E, quando falamos das mulheres que se preocupam muito como vão envelhecer, cuidar da pele e da composição corporal, este desejo aumenta de forma exponencial. A medicina, a nutrição e a cosmetologia podem levar as pessoas a terem um envelhecimento com menos rugas.

Cada um pode ser bonito e saudável com a idade que possui, mas desde que siga regras e bons hábitos. Com o passar do tempo, os hormônios vão declinando sua produção e definindo nossa aparência. Portanto, a escolha de um estilo de vida saudável será determinante não só para uma boa saúde, mas também para uma aparência mais jovial. A pessoa pode lançar mão de uma cirurgia plástica, de uma lipoescultura ou mesmo de um simples tratamento estético para melhorar as feições? Claro que sim! Entretanto, não podemos esquecer que vida longa com boa apresentação depende de um conjunto de fatores, que passam pela saúde física, emocional, espiritual, social e mental.

Dentro deste universo, encontra-se a nutrição. E quando se fala em nutrição para melhorar a aparência, falamos de alimentos que ajudam a melhorar a pele, os cabelos e as unhas. Entre eles, estão as folhas verdes (couve, brócolis, rúcula, espinafre, almeirão), que contêm anticancerígenos naturais, favorecem o viço e a normalização da cútis, melhoram irritações e as dermatites. Se ingeridas com frutas cítricas (laranja ou limão), favorecem a absorção do ferro desses vegetais, o que combate a anemia, deixando unhas e cabelos mais fortes. Já o mamão, cenoura, pimentão e abóbora são ricos em vitamina A. São os de cores amarela e alaranjada são ótimos para regular a pele áspera, além de diminuir a tendência a espinhas e cravos. Os chamados “nutricosméticos” são suplementos que, usados por via oral, pretendem melhorar aspectos estéticos, como a pele e os cabelos. Dentre desse conceito, utiliza-se substâncias que promovem a fotoproteção, atuam como antioxidantes, reduzindo a inflamação e melhorando a resposta imunológica.

A boa nutrição e os outros bons hábitos são a primeira linha de ação. O consumo de uma dieta colorida e rica em nutrientes, associada a alguma atividade física, além de procurar meios de reduzir o estresse do dia a dia são, em conjunto, a peça chave para uma vida longa e com poucas rugas. Vide os costumes dos povos do Mediterrâneo. A suplementação entra em cena nos casos em que determinada pessoa não esteja consumindo, em sua dieta, nutrientes que são essenciais. O uso destes suplementos deve ter, necessariamente, acompanhamento médico e/ou nutricional.

Um ótimo exemplo de um conjunto de alimentos que ajudam na saúde e na beleza é o conhecido suco verde. Existem diversas receitas dele por aí. Caso tenha interesse na receita que uso, posso enviar por e-mail. Adianto que leva couve, hortelã, laranja, cenoura, gengibre, castanha-do-pará e maçã. É muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *