Picasso – TOALETE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

Não procuro, encontro. (Pablo Picasso)

 Não existe arte abstrata, é necessário começar sempre por alguma coisa: mas, em seguida, pode-se retirar toda a aparência da realidade, porque a ideia do objeto deixou uma marca indelével. (Pablo Picasso)

O espanhol Pablo Ruiz Picasso (1881 – 1973) nasceu em Málaga, na Espanha. Era filho de José Ruiz Basco e Maria Picasso y Lopez. Começou a desenhar aos sete anos de idade sob a supervisão de seu pai, professor de desenho. A seguir, sua família mudou-se para La Coruña. Aos 14 anos, ele foi para Barcelona com a família, vindo a estudar na Escola de Belas Artes, firmando-se como pintor.

A composição intitulada Toalete é um estudo preparatório para o quadro que se encontra na Albright Art Galery de Buffalo (EUA). Este estudo encontra-se no acervo do MASP desde 1953.

No quadro estão duas mulheres. A primeira, usando vestes azul e vermelha, segura o espelho na altura no peito para que a outra se olhe. A segunda, completamente nua, arruma os cabelos. O pintor fez outros trabalhos com este mesmo tema.

Ficha técnica
Ano: 1906
Técnica: óleo sobre tela sobre papelão
Dimensões: 53 x 31 cm
Localização: Museu de Arte, São Paulo, Brasil

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *