Autoria de Lu Dias Carvalho
O pintor suíço Joseph Heintz (1564-1609) foi possivelmente aluno de Hans Bock, o Velho. Foi nomeado pintor da corte de Rudolf II, em Praga, onde permaneceu por dois anos. Também passou cerca de alguns anos em Roma, onde foi aluno de Johann von Aachen. Suas pinturas incluíam imagens religiosas, retratos e temas mitológicos eróticos.
A composição intitulada Vênus e Adônis, tema mitológico comum a muitos outros pintores, é uma obra do artista. O casal é retratado no momento em que Adônis despede-se de Vênus para ir caçar, mas será morto por um javali, conforme conta o escritor Ovídio em “Metamorfoses”. Este tema esteve muito em voga no fim do século XVI, sendo muito apreciado pelos colecionadores.
A deusa da beleza e do amor, seminua, está abraçada ao jovem Adônis, impedindo que ele parta para a caçada. O olhar do moço, voltado para baixo em direção aos Cupidos e aos cães, indica sua pressa em partir.
Este quadro foi executado por Joseph Heintz quando ele se encontrava na corte do Imperador Rodolfo II, em Praga, um dos mais importantes centros de cultura e arte da Europa. Ali o artista executou inúmeras cenas mitológicas carregadas de sensualidade. O trabalho feito em cobre mostra o nível da refinada pintura maneirista naquela corte.
Ficha técnica
Ano: na segunda metade do século XVI
Técnica: óleo sobre cobre
Dimensões: 40 x 31 cm
Localização: Museu de História da Arte, Viena, Áustria
Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
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