Autoria de Lu Dias Carvalho
O pintor Peter Paul Rubens partiu para a Itália quando estava prestes a completar 30 anos de idade e ali conheceu várias cidades. Ao regressar à Antuérpia já havia aprendido tudo sobre pintura: manejo dos pincéis e tinta, representação de nus, armaduras, joias, animais, paisagens, etc. Tinha preferência pelos painéis gigantescos, usados para decorar igrejas e palácios. Era um homem de vasta cultura, dono de uma mente brilhante, um erudito clássico, ilustrador de livros, colecionador de arte e antiguidades e também diplomata. Falava e escrevia várias línguas e tinha aptidão para a oratória e a diplomacia. Internacionalmente conhecido, Rubens recebia tantas encomendas que foi necessário criar um ateliê com muitos alunos e assistentes para ajudá-lo, como vemos nesta obra. Na arte executou com maestria todas as categorias pictóricas: pintura sacra, histórica, mitológica, paisagística, pintura de gênero e naturezas-mortas. Foi um artista completo, um dos mais inovadores e versáteis do período barroco. Suas pinturas caracterizam-se pelas cores arrojadas, composições dinâmicas e pinceladas vigorosas. Hoje estudamos uma de suas obras da qual participou outro pintor. Primeiramente é necessário acessar o link Rubens e Frans Snyders – A CABEÇA DA MEDUSA e ler o texto com muita atenção, sempre voltando a esse quando se fizer necessário.
- Em razão do excesso de encomendas recebidas Peter Paul Rubens é ajudado a compor esta obra por um outro pintor, cujo nome é:
- Jan Bruegel, o Velho
- Frans Snyders
- Giovanni Bellini
- Rafael Sanzio
- Este tipo de interação entre os artistas era muito comum em Antuérpia nas duas primeiras décadas do século ………….., tendo os dois pintores trabalhado juntos em algumas obras.
- XIV
- XV
- XVI
- XVII
- O tema usado na composição é:
- Mitológico
- Histórico
- Bíblico
- Científico
- O artista responsável por pintar os insetos, os répteis e a ornamentação da composição foi …………………, sendo que a …………………….. coube pintar a cabeça decepada da Medusa.
- Peter Paul Rubens / Frans Snyders
- Frans Snyders / Peter Paul Rubens
- Jan Bruegel, o Velho / Frans Snyders
- Peter Paul Rubens / Jan Bruegel, o Velho
- Dentre os animais presentes na obra, além das víboras, podemos distinguir outros, tais como:
- escorpiões
- aranhas
- borboletas
- lagarto
- O tema sobre a cabeça decepada de Medusa também foi pintado por:
- Tintoretto
- Ticiano
- Botticelli
- Caravaggio
- Rubens, contudo, não usa a cabeça na forma de …………….., como apregoa o mito.
- escudo
- espelho
- bandeja
- empalhação
- Na composição acima a cabeça decepada de Medusa é posta sobre:
- uma tosca mesa
- uma borda de pedra
- um velho túmulo
- uma relva ressequida
- São afirmações acerca do rosto da Medusa, exceto:
- Uma paisagem escura ao fundo acentua ainda mais a lividez de seu rosto.
- Seus olhos esbugalhados parecem saltar-lhe das órbitas.
- Traz os lábios entreabertos e roxos, o sangue brotando dos olhos e das narinas.
- Tem a testa frouxa, sobrancelhas baixas e visíveis veias azuis na face.
- São afirmações relativas às cobras presentes na composição, menos:
- A cabeça traz um monte de cobras vivas e inquietas circulando sobre ela.
- Elas se levantam, entrelaçam, contorcem e lutam para se livrar do couro.
- Uma das cobras está parindo filhotes que saem de uma eclosão de ovos.
- Debaixo do pano branco, logo à direita, jaz um amontoado de cobras.
- Presume-se que as duas cobras unidas — à direita da cabeça — estejam copulando. O macho é de cor …………….. mais forte e dominante, enquanto a fêmea é de cor ……………., encontrando-se fortemente enrodilhada no corpo desse.
- esverdeada / amarronzada
- esverdeada / amarelada
- amarronzada / amarelada
- amarelada / esverdeada
- Pode-se perguntar o porquê de a Medusa ter cobras como cabelos. Segundo crenças populares ou superstições “uma cobra pode ser criada a partir do cabelo de uma mulher ……………., caso seja enterrado no esterco ou na terra”.
- menstruada
- grávida
- amamentando
- estéril
- Ainda segundo a superstição, o mesmo aconteceria no que se refere “aos pelos pubianos, misturados com …………….. e enterrados da mesma forma”, sendo que “os cabelos mais longos de mulheres são facilmente transformados em serpentes”.
- o esperma
- o plasma seminal
- a secreção vaginal
- a menstruação
- As pinturas sobre Medusa mostram como as mulheres eram vistas como seres perigosos e pérfidos, principalmente quando ……………., cujo…………… envenenado poderia matar o companheiro durante o ato sexual.
- excitadas / suor
- grávidas / mijo
- menstruadas / sangue
- enraivadas / saliva
Gabarito
1.b / 2.d / 3.a / 4.b / 5.c / 6.d / 7.a / 8.b / 9.d / 10.c / 11.b / 12.a / 13.d / 14.c
Views: 12