Autoria de Lu Dias Carvalho
Trabalho muito lentamente. A natureza apresenta-se a mim de forma complexa. Os progressos a serem feitos são incessantes. (Cézanne)
A composição de Paul Cézanne, A Casa dos Enforcados, mostra a influência do impressionismo sobre o pintor. Trata-se de uma paisagem, pintada ao ar livre, com cores claras e pinceladas curtas, cuja superfície sublima a bidimensionalidade.
Uma casa encontra-se em primeiro plano, à esquerda. No centro existem outras casas com seus telhados geométricos. Ao fundo encontra-se uma verde pradaria e, mais distante, uma cordilheira. As árvores parecem movimentar seus galhos nus.
Com a pintura A Casa dos Enforcados, Cézanne fez sua estreia no grupo impressionista. Nem todos os pintores impressionistas aceitaram a sua participação, sendo Manet um deles, tendo feito algumas críticas a seu trabalho, temendo que suas obras ousadas prejudicassem os demais. Foi seu amigo Pissarro quem garantiu sua presença na primeira exposição coletiva do grupo denominado “impressionistas”. E, para sua alegria, a tela foi adquirida, durante a exposição, por um certo conde Doria.
A respeito dele, Manet criticou: “Cézanne é um pedreiro que pinta com a colher.”.
Ficha técnica
Ano: c. 1872-1873
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 55 x 66 cm
Localização: Museu d´Orsay, Paris, França
Fontes de pesquisa
Cézanne/ Coleção Folha
Cézanne/ Abril Coleções
Cézanne/ Girassol
Cézanne/ Taschen
Views: 18