Jacopo Zucchi – AMOR E PSIQUE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBHampsi
A composição denominada Amor e Psique é uma obra do pintor italiano Jacopo Zucchi, responsável por pintar importantes afrescos mitológicos.

A cena representada diz respeito à curiosidade de Psique em relação ao seu amor alado, Cupido, que só a visitava durante a noite, sem permissão para que pudesse vê-lo. Este é o momento em que ela acende uma lâmpada de azeite para iluminá-lo.

Cupido encontra-se nu, sobre lençóis brancos, entre almofadas e flores, debaixo de um dossel vermelho magnificamente arranjado, o que torna a cena ainda mais sensual. A seu lado encontra-se uma seta, enquanto o arco e a aljava com setas encontram-se numa mesa vermelha, próxima à cama, onde estão um vaso com flores e um cãozinho. Psique usa um manto verde que circunda seu lado esquerdo e na mão direita traz a faca com que iria matar o imaginado monstro.

As posturas dos dois personagens não são convincentes, uma vez que Cupido dorme com a cabeça ereta e Psique encontra-se de pé sobre a cama. Há uma profusão de cores na pintura. A cama é adornada com belas figuras, simulando entalhes na madeira.

Segundo o mito, para vingar-se da beleza de Psique, Vênus pediu a seu filho Cupido para castigá-la, fazendo com que ela se apaixonasse por um ser mortal. Ao vê-la, contudo, ele se sentiu embriagado com sua beleza e acabou se ferindo com a própria seta, vindo a apaixonar-se por ela. Psique foi morar com ele num palácio, sem jamais vê-lo. Ao receber a visita das irmãs, essas lhe disseram que seu marido era uma terrível serpente que iria devorá-la depois, devendo, portanto, esconder uma lâmpada e uma faca afiada, a fim de decepar sua cabeça, enquanto dormisse. Assim agiu a ingênua esposa, antes de  surpreender-se com a presença de Cupido, que partiu,deixando-a desesperada.

Ficha técnica
Ano: 1589
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 173 x 130 cm
Localização: Galleria Borghese, Roma, Itália

Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
Mitologia/ Thomas Bulfinch
Mitologia/ LM

4 pensou em “Jacopo Zucchi – AMOR E PSIQUE

  1. Claudia Bolsonaro

    Lu

    Eu visitei a Galeria Borghese agora em novembro de 2019 e me encantei por esse quadro, mas não sabia da história da pintura, vim a pesquisar na Internet e achei este site que tão bem me explicou o que queria saber.

    Esse quadro é magnífico. Mas enquanto eu o observava, como não sabia da história toda, vi nitidamente que Psique subjugou até Cupido, aquele que tem o poder de Amor. Lindíssimo!

    Grata pela explicação.

    Responder
    1. LuDiasBH Autor do post

      Cláudia

      É sempre um prazer receber novos visitantes neste espaço. Tenho feito um trabalho de pesquisa sobre obras de arte para melhor informar nossa gente, uma vez que cultura é extremamente cara em nosso país, como bem demonstram os preços dos livros de arte encontrados nas livrarias.

      Alegra-me muito que tenha gostado. Temos centenas de explicações sobre pintura e arquitetura neste site, inclusive da Galeria Borghese. Volte mais vezes.

      Abraços,

      Lu

      Responder
      1. Claudia

        Obrigada Lu, vou voltar sim, tenho trabalhado bastante, quase não tenho tempo para entrar na net para estudar, mas sempre que puder voltarei aqui.

        Abraços.

        Responder
        1. LuDiasBH Autor do post

          Cláudia

          Será sempre um prazer contar com a sua presença neste espaço.

          Abraços,

          Lu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *