Autoria de Lu Dias Carvalho
Um único tom não é nada em termos de cor; dois tons são um acorde, são a vida. (Henri Matisse)
Harmonia em Vermelho é uma refinada e elegante composição de Henri Matisse. É também conhecida como Toalha de Mesa, Mesa Posta, Quarto Vermelho e A Mesa de Jantar. Embora haja a presença de uma criada arrumando a mesa, o que se destaca na tela e fica impressa na mente do observador é a predominância da cor vermelha.
A princípio, a composisção era baseada em tons de azul (Abril Coleções) ou verde (Taschen) que substituia o vermelho, mas depois de pronta e pendurada na parede de seu estúdio, Matisse não gostou do efeito, não achando a composição “bastante decorativa”, não havendo contraste com a paisagem que se via da janela. A tela foi então refeita com o vermelho, e seu resultado agradou bastante o artista, ao reduzir todos os planos a uma dimensão única.
A parede e a mesa vermelhas são delimitadas por uma fina linha preta. Há na composição uma corajosa composição das cores primárias: vermelha, amarela e azul, acrescidas do verde, cor secundária. Duas cadeiras estão em volta da enorme mesa. O marco da janela introduz o observador no jardim, onde se vê uma pequena casa e um céu azulado.
O motivo principal da composição é formado pelo jogo entre o desenho do papel de parede, o pano da toalha da mesa e os objetos sobre ela. Até mesmo a figura humana e a paisagem lá fora estão desenhadas e pintadas de modo a se integrarem às flores do papel de parede.
Ficha técnica
Ano: 1908
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 180 x 220 cm
Localização: Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia
Fontes de pesquisa
História da arte/ E.H. Gombrich
Matisse/ Coleção Folha
Matisse/ Abril Coleções
Matisse/ Taschen
Views: 164