Portinari – SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de Lu Dias Carvalho

s. francisco de a. port.   sf

Juscelino Kubitschek, o então prefeito de Belo Horizonte, à época, propôs a modernização da cidade, criando um projeto arquitetônico-artístico denominado Complexo da Pampulha. O arquiteto Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto da Igreja de São Francisco, que possui belas curvas sinuosas, enquanto o pintor Candido Portinari, no mural que ornamenta a igreja, retratou uma cena da vida de São Francisco, em que ele se despoja de suas vestes diante de sua família burguesa de comerciantes. Portinari levou em conta a mesma sinuosidade da igreja projetada pelo arquiteto.

São Francisco é a figura central da composição, cujo destaque dá-se através de cores mais fortes, em tons marrons. Em torno dele, vários grupos de personagens estão distribuídos, em cores mais sóbrias, formalizando a narrativa sobre sua vida. Embora ainda se mostre forte, o corpo do santo apresenta sulcos profundos, com os ossos descarnados. Uma aura branca cinge-lhe a cabeça.

À esquerda de São Francisco, há mulheres em oração ou em lamentação, enquanto à direita é possível distinguir um homem doente, sentado, amparado pelo santo. Possivelmente, trata-se da figura de um leproso, envolto num lençol. Um homem de batina traz uma criança ao colo. O grupo de pessoas assustadas corresponde à família do santo, diante de seu gesto. No topo do tondo (redondo, circular) alguns personagens sentem-se tocados pelo gesto de São Francisco, ao se despojar de suas vestes. O santo tanto representa o homem que acolhe o leproso quanto aquele que segura a criança.

São Francisco não é apresentado segundo a tradição, usando um hábito rústico com um cordão. Também não possui as chagas de Cristo nem a caveira Ele usa trajes rotos, possui o rosto cheio de sulcos e os braços descarnados. Seus pés e mãos são desproporcionais e rudes, como os dos trabalhadores rurais presentes na obra do artista. A presença do cão alude ao amor do santo pelos animais.

Ficha técnica
Ano:1945
Dimensões: 750 x 1.060 cm (em tondo)
Técnica: pintura mural a têmpera
Localização: Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brasil

Fonte de pesquisa
Portinari/ Coleção Folha

Nota: imagem da Igreja de São Francisco de Assis, onde se encontra a obra de Portinari. Cliquem no link  IGREJA DE SÃO FRANCISCO-PAMPULHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *