Autoria de Lu Dias Carvalho
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Assim que chegou a Roma, Rafael recebeu do papa Júlio II a incumbência de decorar as salas do Vaticano. Ao entregar para um jovem artista de vinte e cinco anos, sem experiência em pintura de grandes proporções ou afrescos, a decoração da Sala de Assinatura, o papa mostrou-se bastante corajoso. Ao lado, Michelangelo pintava o teto da Capela Sistina.
A Sala de Assinatura era usada como biblioteca. Ali, o papa Júlio II assinava os decretos da corte eclesiástica. Ele queria representar nas paredes quatro temas: a teologia, a filosofia, o direito e a poesia – faculdades das universidades medievais. Rafael executou com excelência tais ramos do conhecimento. Cada faculdade foi retratada numa pintura, com exceção do direito que foi em duas (imagens representadas acima):
- A Disputa do Sacramento (representando a teologia)
- A Escola de Atenas (representando a filosofia)
- Parnaso (representando a poesia)
- Gregório IX Aprova os Decretos (representando o direito canônico)
- (representando o direito civil)
Fontes de pesquisa:
A História da Arte/ E. H. Gombrich
Tudo sobre Arte/ Sextante
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