A MULHER E OS PÉS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

pes

Em algumas culturas, os pés da mulher são vistos como fetiche. São, inclusive, metaforicamente falando, uma representação do tamanho da genitália feminina. E devem ser pequenos, pois quanto menores forem, mais atração exercem, pois mostram a vulnerabilidade da fêmea, reafirmando o quanto ela é frágil e, consequentemente, submissa ao macho. As mulheres de pés grandes não são bem vistas, porque representam um perigo para o homem, que é sempre alertado: “Procure uma mulher de pés pequenos, porque a de pés grandes é como você.”, ou seja, a de pés grandes irá competir com o poderio masculino. É por isso que “A moça de pés grandes têm problemas depois do casamento.”, pois o homem diz: “Não quero um sapato maior do que meu pé.”, ou seja, uma mulher superior a ele, que  poderá usurpar o seu poder dentro da família.

Quem não se lembra do sofrimento pelos quais passavam as crianças chinesas, que tinham que se transformar em mulheres com pés pequeninos, em forma de lótus, para agradar seus maridos? E quem nunca ouviu contar a história de Cinderela que, com seu “sapatinho” de cristal, quase deixou um tal príncipe ruim do juízo, revirando toda um reino para botar o sapatinho no pezinho da moçoila?

É interessante notar que nas culturas, onde as mulheres cobrem o corpo, os pés são colocados mais em evidência no imaginário popular, isto porque, muitas vezes, eles são a única parte visível do corpo da infeliz enclausurada em toscas burcas. E, através deles, o homem imagina poder avaliar a idade da mulher e, possivelmente a sua beleza, como reza o provérbio etíope: “A beleza da mulher vê-se nos pés.

Fontes de pesquisa:
Nunca se case com uma mulher de pés grandes/ Mineke Schipper
Livro dos provérbios, ditados, ditos populares e anexins/ Ciça Alves Pinto
Provérbios e ditos populares/ Pe. Paschoal Rangel

Nota: Imagem copiada de www.senzalademadames.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *