Agnolo Bronzino – LAMENTAÇÃO

Autoria de LuDiasBH

lamen

A pintura Lamentação, também conhecida como Pietá, é uma obra do pintor italiano Agnolo Bronzino (1503-1572), também chamado de Agnolo di Cosimo ou Agnolo Tori, um dos mais conhecidos representantes do Maneirismo florentino. Teve como mestres os artistas Raffellino del Garbo e Jacopo Pontormo, sendo posteriormente influenciado por Michelangelo, tendo conhecido sua obras em sua visita a Roma. Foi pintor da corte da poderosa família Medici. Pintou temas religiosos, alegóricos e retratos.

Na pintura, em primeiro plano, encontram-se bem próximos ao observador, a Virgem Maria, Maria Madalena, ambas ajoelhadas, e Jesus Cristo, morto, após a descida da cruz. A composição monumental e o realismo visto nas três figuras mostram a influência de Michelangelo e de Pontormo sobre o artista, cuja pintura transmite um profundo sentimento de piedade.

O corpo de Cristo, sentado e tombado para trás, já rígido e arroxeado, encontra-se depositado sobre um lençol. Um manto verde cobre-lhe os quadris. A mão direita de Maria ampara-lhe a cabeça, e a esquerda segura seu braço esquerdo, enquanto o direito jaz sobre o lençol, com a palma da mão voltada para cima. Maria Madalena firma as pernas inertes de seu amado Mestre. Todas as três figuras trazem uma auréola acima da cabeça, o que comprova a divindade das mesmas.

A Virgem Maria usa pesadas vestes que lhe deixam apenas o rosto e as mãos a descoberto. De seu semblante emana uma pungente dor. Maria Madalena, cuja cabeça descoberta toca o ombro da Virgem, também revela tristeza. Ambas trazem a cabeça e o corpo inclinados em direção à cabeça de Cristo. Próximo a Maria Madalena, abaixo das pernas dobradas de Cristo, formando um triângulo, está um vaso com unguento, principal atributo da santa.

Ao fundo vê-se uma paisagem com árvores e colinas estilizadas. À esquerda está o calvário, com três cruzes armadas.

Ficha técnica
Ano: c. 1530
Técnica: óleo sobre madeira
Dimensões: 105 x 100 cm
Localização: Galleria deglu Uffizi, Florença, Itália

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *