Alessandro Magnasco – MONGES EM UMA PAISAGEM

Autoria de LuDiasBH

meupa

A composição Monges em uma Paisagem, também conhecida como Monges em Oração ou Três Monges Camaldolite na Oração, é em uma obra do pintor italiano Alessandro Magnasco (1667-1749), que iniciou seus estudos com seu pai, o pintor Stefano Magnasco. Foi também alundo de Valerio Castello e Filippo Abiatti. Trabalhou para o grão-duque Fernando de Medici e para as famílias Borromeo e Visconti, entre outras.

O artista gostava de pintar, sobretudo, paisagens com cenas da vida de monges, freiras, ciganas, feiticeiras, pedintes e vagabundos. Em suas paisagens fantásticas, castigadas pelas intempéries, ele dispõe suas figuras longilíneas e dramáticas, através de uma pintura enérgica e de um jogo de luz responsável por produzir efeitos sombrios.

Em seu quadro acima, o artista apresenta três monges da ordem Camaldolite, em oração, numa paisagem imaginária, usando uma técnica vibrante. As três figuras humanas encontram-se em uma caverna rochosa, sendo possível ver o céu carregado através das aberturas entre os rochedos.

O primeiro monge, à esquerda, encontra-se ajoelhado, aparentemente em êxtase, com os braços abertos e o rosto voltado para cima. O do meio, também ajoelhado, traz a mão direita no peito, enquanto se escora na rocha com a esquerda. Seu rosto está direcionado para baixo. O terceiro monge, à direita, está sentado, escorado nas rochas, com a cabeça apoiada nos braços, encoberta por esses. Sobre o altar, feito na rocha, encontram-se um livro de orações, aberto, e um enorme crucifixo.

Em sua composição, o artista exprime dramaticidade através de suas figuras cheias de expressividade, tanto pela pose de oração quanto pela paisagem que as circunda, debaixo de um céu tempestuoso.

Ficha técnica
Ano: c. 1720 a 1730
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões:54,5 x 39 cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Fontes de pesquisa
A Enciclopédia dos Museus/ Mirador
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *