Arte de Rua – ABOVE

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

nina12

Com o intuito de ocultar sua identidade, o artista de rua escolheu o pseudônimo de Above (significa “acima”, em inglês), quando começou a pintar grafites. Ele é estadunidense e principiou a criar sua arte em1995. Iniciou pintando seu nome em trens de carga, usando o velho e conhecido spray.

Foi na França que Above criou o ícone da seta, apontando para cima. Quando ali estudou, colocou suas setas nos mais diferentes pontos da cidade, usando variados meios: etiquetas, madeira, adesivos e stenceis. Ao retornar aos Estados Unidos, criou um novo estilo, ao dependurá-las pela cidade, amarradas com fios, como se fossem tênis velhos, que costumamos ver pendurados nos fios de luz. Above explicou em uma entrevista, que passou a achar inútil pintar letras num trem que, quando em movimento, ninguém poderia ler. Por isso, optou por algo de fácil entendimento, como a seta, ainda que fosse vista em uma fração de segundo.

O artista já pintou obras de arte em mais de uma centena de cidades, em mais de 60 países. Suas obras sempre trazem uma mensagem sobre temas em destaques, quer sejam sociais ou políticos, nacionais ou internacionais, com o objetivo de despertar a consciência das pessoas, chamando-lhes a atenção para o fato. Quando pintou um mural em Joanesburgo, na África do Sul, na parede externa da Jewel City, um dos maiores exportadores de diamantes do mundo, Above escreveu “Os diamantes são o melhor amigo de uma mulher e o pior inimigo do homem“, numa crítica contra os “diamantes de sangue”, extraídos de uma zona de guerra e vendidos para financiá-la. Ele enganou os proprietários, pois esses achavam que só haveria a referência à mulher. O artista acabou criando uma obra social e política.

Nota: a imagem do texto trata-se de um estêncil social e político do artista, direcionada à Zona do Euro, criticando a crise do desemprego na Espanha.

Fontes de pesquisa
O mundo do grafite/ Nicholas Ganz
http://en.wikipedia.org/wiki/Above

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *