Baschenis – INSTRUMENTOS MUSICAIS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

 Autoria de LuDiasBH

O pintor e músico italiano Evaristo Baschenis (1617 – 1677) é tido como um dos mais renomados representantes do neo-caravaggismo, tendo nascido numa família de várias gerações de pintores.  Antes de adentrar no mundo da pintura, o artista foi padre. Seu trabalho é dedicado quase que exclusivamente às naturezas-mortas, tendo pintado cenas de cozinha com alimentos e utensílios e instrumentos musicais. Em algumas delas chegou a acrescentar figuras humanas. Foram suas pinturas com instrumentos musicais que o tornaram conhecido, uma vez que essas eram muito apreciadas pela aristocracia da época.

Para muitos críticos de arte, o estilo poético de Baschenis fica entre o de Jan Vermeer, Chardin e o de Caravaggio. Suas naturezas-mortas situam-se entre as mais encantadoras do século XVII, tendo angariado muitos seguidores e imitadores. Ao pintor não importava dar à obra um sentido alegórico ou didático, como faziam os pintores holandeses. A ele preocupava apenas a beleza da representação. Durante sua vida, o artista acumulou uma grande coleção de instrumentos musicais, a qual usava em suas obras, dispondo os instrumentos nas mais diferentes formas. Ao estudar perspectiva arquitetônica, o pintor encantou-se com o estudo da perspectiva, o que o ajudou a representar com maestria o formato dos mais diferentes instrumentos musicais.

Em sua obra denominada Instrumentos Musicais, também conhecida por Ainda Vida com Instrumentos Musicais, Evaristo Baschenis mostra o seu virtuosismo ao apresentar um grupo de instrumentos musicais de diferentes formatos, combinando a beleza do Barroco com seu senso apurado de geometria. Os instrumentos representados sob um luxuoso dossel são: um bandolim, um clarinete, um violino e uma flauta-doce. O interessante é notar que a organização desses repassa a sensação de que  estão descansando, depois  que a música cessou.

Ficha técnica
Ano: c.1650
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 88 x 60 cm
Localização: Museu de Brera, Milão, Itália

 Fontes de pesquisa
1000 obras-primas da pintura europeia
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
http://www.metmuseum.org/exhibitions/listings/2000/evaristo-baschenis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *