Botero – AS COSTUREIRAS

Autoria de LuDiasBH

costu

A composição As Costureiras é um desses encantamentos produzidos por Fernando Botero. Aqui estão quatro roliças mulheres costurando. Com tanto tecido à vista, certamente elas estão a costurar para uma fábrica.

Uma delas, a de vestido verde, está de costas para o observador, com os braços levantados, escolhendo a peça de tecido a ser usada. Traz um pequeno relógio num braço e uma pulseira vermelha no outro, que combina com os brincos. É a de pele mais escura do grupo. Seus cabelos crespos caem-lhe pelas costas.

A mulher de azul é a única a olhar para fora da tela, como se pedisse orientação a alguém. Ela se encontra diante de uma mesa, onde se estende um tecido amarelo com finas listras vermelhas. A tesoura aberta em sua mão direita significa que está prestes a cortar o tecido. Seus cabelos cacheados descem-lhe pelas costas.

A mulher de vestido cor-de-rosa, de perfil, assentada numa cadeira, costura um tecido vermelho. Seus olhos estão focados atentamente no seu trabalho. Seus cabelos escorridos também caem-lhe pelas costas.

A mulher de vestido marrom, costurando numa antiquada máquina, parece ser a mais importante do grupo. Possui a pele mais clara dentre as quatro. Suas unhas estão pitadas de vermelho, tem os cabelos cacheados, brincos vermelhos e traz as pernas cruzadas debaixo do gabinete da máquina.

Um gato gorducho, deitado num tapete da cor de seus olhos, está de olho no observador. Ele tem o pelo rajado e as partes inferiores brancas.

Ficha técnica
Ano: 2000
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 205 x 143 cm
Localização: Coleção particular

Fonte de pesquisa
Botero/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *