Botero – MONA LISA COM 12 ANOS

Autoria de LuDiasBH

mona12 i  mona12 ii

Minha Mona Lisa não é a de Leonardo Da Vinci. Pode-se usar um mesmo tema e criar um quadro totalmente diferente. Aí reside a verdadeira originalidade, tomar emprestados personagens que todos já tenham feito e fazê-los de maneira diferente. (Fernando Botero)

Depois de estudar arte em várias partes do mundo, Fernando Botero retornou a Bogotá, Colômbia, onde deu início à sua coleção de paráfrases de obras mundialmente famosas, encontradas nos museus europeus, sendo Mona Lisa com 12 Anos uma delas. Ao parafrasear tais obras, ele mostra que o estilo é mais importante do que o tema numa pintura.

A composição Mona Lisa com 12 Anos representou a Colômbia, em 1959, na Bienal de São Paulo, ao lado de duas obras de dois pintores colombianos, contudo, esta não é mais famosa. A segunda é a mais conhecida. Foi pintada em 1978 e encontra-se no Museu Botero, em Bogotá. Sobre a arte de parafrasear obras famosas, Fernando Botero explicou:

Estes temas são tão importantes para mim à medida que se tornam populares e mais ou menos pertencentes a todos. Só então posso fazer algo diferente com eles. Por vezes desejo apenas compreender uma pintura de forma mais profunda e completa, a sua técnica e o espírito que a conduz.

Ficha técnica
Ano: 1959
Técnica: óleo e têmpera sobre tela
Dimensões: 211,5 x 195,5 cm
Localização: The Museum of Modern Art, Nova Iorque, EUA

Fonte de pesquisa
Botero/ Taschen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *