Autoria de Lu Dias Carvalho
Eu trabalho com a matéria e não com idéias. (Georges Braque)
A composição O Dueto, também conhecida como O Duo ou A Dupla, é uma obra intimista do pintor normando Georges Braque, onde fica visível a influência de Matisse sobre ele.
O Dueto trata-se de um trabalho do período em que o artista deixa para trás a produção de naturezas-mortas, dando início à fase das musas e das figuras de perfil, sendo a época mais lírica de sua obra. Nesse período, os volumes tornam-se simples e suaves. Ainda que se possa encontrar lembranças do Cubismo presentes na obra de Braque, figuras humanas e objetos aparecem reconstruídos, vistos de frente e de perfil, tanto na claridade quanto na sombra.
Em sua composição em destaque, Braque apresenta duas figuras femininas, eretas, com seus pescoços finos e alongados, sentadas distantes do espaldar de suas cadeiras de madeira, que possuem a mesma cor do piano, como se fossem uma projeção desse. Uma das mulheres encontra-se ao piano, enquanto a outra, de frente para a primeira, segura nas mãos o que parece ser um folheto sobre o compositor e músico Debussy. Entre elas se interpõe apenas o instrumento musical amarronzado, onde é possível ver, de perfil, a partitura branca aberta sobre a estante do piano, sendo seguida pela pianista.
Partes do ambiente são decoradas com um papel de parede, que vai do amarelo ao tom esverdeado, com motivos estampados. Nas laterais direita e esquerda pode-se ver parte de uma cortina recolhida. O chão também é trabalhado. Um quadro retangular, com moldura amarela e motivos coloridos, encontra-se à direita da pianista, na altura de sua cabeça. À esquerda, próxima ao assento da aluna ou ouvinte, encontra-se a assinatura do pintor.
Ficha técnica
Ano: 1937
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 130 x 160 cm
Localização: Museu Nacional de Arte Moderna, Paris, França
Fonte de pesquisa
Gênios da Pintura/ Abril Cultura
Views: 1