Canaletto – BAÍA DE SÃO MARCOS

Siga-nos nas Redes Socias:
FACEBOOK
Instagram

Autoria de LuDiasBH

O pintor italiano Canaletto (1697 – 1768), cujo nome de batismo era Giovanni Antonio Canal, filho do pintor e cenógrafo Bernardo Canal, seu primeiro mestre, era também tio do pintor Bernardo Belloto. Tornou-se muito conhecido pelas paisagens venezianas que pintava. Mais tarde, quando morava em Londres, pintou inúmeras paisagens inglesas (vedute*). Canaletto também estudou com o paisagista Lucas Carlevarijs e foi influenciado por Giovanni Paolo Pannini. Segundo alguns estudiosos da obra do artista, ele fez uso da câmera escura, (instrumento óptico através do qual os raios solares passam, refletindo a imagem que se deseja pintar), o que lhe possibilitava fazer desenhos mais precisos, ao reproduzir proporções e perspectivas. Porém os desenhos ou meros esboços, deixados pelo artista, sugerem que ele tomava notas ao ar livre e, em seu estúdio, usava réguas e bússolas para aperfeiçoá-los.

A composição intitulada Baía de São Marcos foi executada pelo artista. A obra que retrata a entrada de Veneza mostra a habilidade de Canaletto ao pintar vistas de paisagens, sendo possivelmente o mais habilidoso entre todos os pintores deste gênero. Aqui ele retrata uma área de grande alcance, enriquecida com grande atividade humana, tendo a luz habilmente controlada em toda a composição.

A imensa baía traz inúmeras edificações em suas margens, incluindo a Igreja de San Giorgio Maggiore, à direita, e o palácio Doge, à esquerda, e apresenta um tráfego intenso de barcos de carga e gôndolas. O céu de fundo azul é decorado com nuvens brancas que sombreiam a imensidão de suas águas, ora intensificando detalhes e mudança de cor e ora desfazendo-os, dando grande unidade à composição.

As pinturas, gravuras ou desenhos topográficos recebiam o nome de “vedute” (vistas em italiano). Canaletto era um dos mais importantes pintores de “vedute”.

Ficha técnica
Ano: 1738
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 124,5 x 204 cm
Localização: Museu de Arte, Boston, EUA

Fontes de pesquisa
Enciclopédia dos Museus/ Mirador
https://www.mfa.org/collections/object/bacino-di-san-marco-venice-32679

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *